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3 motivos para marcas investirem em conteúdo no Instagram

Saiba como promover campanhas capazes de gerar retornos de investimento mensuráveis


12 de agosto de 2014 - 4h20

Em apenas quatro anos, o Instagram tornou-se um canal de social media com mais de 200 milhões de usuários mensais ativos, que postam cerca de 60 milhões de fotos por dia. Mas, como qualquer rede social, profissionais do marketing digital querem entregar valor de negócio para provar o impacto da rede nos lucros. Confira três tipos de valor de negócio que as marcas podem adquirir do Instagram com conteúdo visual:

1. Venda de produtos
O Instagram é a plataforma ideal para incentivar as vendas devido ao seu caráter visual. Ele oferece a oportunidade de as marcas exibirem seus produtos e direcionarem decisões de compra. Afinal, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e elas são processadas a uma velocidade 60 mil vezes maior do que textos.

Para gerar vendas, as marcas podem publicar as primeiras imagens de uma nova linha ou produto e fornecer um link de fácil acesso permitindo que o cliente seja o primeiro a comprar. Também é importante compartilhar imagens com códigos de desconto e monitorar a utilização desses códigos para entender as taxas de conversão e vendas.

Para promover campanhas, as empresas devem utilizar conteúdo gerado por consumidores ao sugerir produtos. Os clientes são mais propensos a realizar uma compra com base na recomendação de um amigo.

2. Conversões
Concursos de fotos e campanhas de marketing no Instagram podem aumentar o número de seguidores e o nível de engajamento dos usuários. Apesar da afinidade com a marca ser importante, retornos mensuráveis de investimento são mais impactantes.

Conversões são métricas sólidas. Respostas automáticas são uma ferramenta eficiente para criar campanhas no Instagram capazes de converte participantes em consumidores. É necessário elaborar uma resposta customizada para cada campanha. Ela pode conter um link para os termos e condições da ação ou um formulário de inscrição.

A partir das informações contidas no formulário de inscrição, as marcas podem transformar seguidores do Instagram em assinantes de e-mail. Assim, esses novos clientes terão acesso a descontos e ofertas exclusivas, gerando alta taxa de conversão em vendas.

3. Tráfego online
Se o objetivo da marca é aumentar vendas de e-commerce, gerar leads de negócio, ou construir sua própria audiência, o Insstagram pode ajudar a atingir todas essas metas direcionando tráfego aos sites. Respostas automáticas, conforme mencionadas acima, são uma excelente maneira de gerar atrair visitantes a partir da rede social de fotos.

Outra estratégia é integrar ao site uma galeria de imagens publicadas por usuários referentes a uma campanha. Os participantes adoram ver o seu conteúdo sendo valorizado pelas marcas e, em troca, eles podem convidar amigos a visitar a página para participar da campanha também.

Para mensurar resultados, as empresas devem se certificar de integrar o monitoramento de conversões através da plataforma de web analytics. Dessa forma, é possível saber a taxa de conversão em vendas e a receita gerada pela campanhas.

Com informações do Jeff Bullas 

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