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4 estratégias para ganhar destaque no universo de apps mobile
Veja como empresas podem construir uma estratégia de longo prazo para mobile
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ProXXIma
22 de outubro de 2014 - 5h42
POR SUNEET SHAH, gerente sênior de produto da Optimizely
Para o Advertising Age
O ecossistema mobile deu origem a algumas das empresas mais inovadoras do setor de tecnologia. Essas plataformas – Uber, Flipboard, RunKeeper e Square, só para mencionar algumas – tocam cada aspecto de nossas vidas, da saúde ao transporte, entretenimento e produtividade no escritório. É difícil imaginar que a Apple Store foi inaugurada há seis anos. Em tão pouco tempo, alguns apps móveis se tornaram essenciais em nossas vidas. Aliás, muitos de vocês provavelmente estão lendo esse artigo de um smartphone ou tablet.
Para construir um app de sucesso, é preciso que a estratégia evolua do “construa e deixe o resto vir”. É necessário desenvolver uma estratégia de longo prazo. Veja alguns pontos a serem considerados:
1. Competição acirrada
Com mais pessoas acessando a web via smartphones e tablets, o mobile será a primeira tendência mobile a alcançar bilhões de pessoas – e é por isso que tantas empresas estão investindo em apps de serviços e produtos. Muitas companhias usarão o que já sabem sobre seus visitantes da web e do mobile para impulsionar tráfego para o app de uma forma eficaz e personalizada.
Muitas vezes, as marcas confiam na otimização da loja de apps para gerar awareness. O problema com essa estratégia, no entanto, é que a app store não facilita a descoberta dos usuários, só mostra os apps mais populares.
2. Descubra qual problema resolver
De que forma seu app transforma a vida do consumidor? Essa pergunta fundamental aplica-se a empresas B2B e B2C. Você precisa focar em um ponto bastante específico – pode haver outras soluções no mercado, mas a sua precisa ser a melhor.
A Uber é uma empresa que exemplifica esse conceito. O app explodiu em popularidade porque foca em um só ponto – o fato é que é difícil encontrar carona em uma cidade grande. Foi esse olhar específico que transformou a Uber em um app muito popular no boca a boca – uma força de marketing natural que transcende qualquer tática de otimização.
3. Pare de ficar obcecado com a concorrência
Desenvolvedores de apps têm o péssimo hábito de fixar naquilo que todo mundo está fazendo. O fato é que você precisa focar no seu produto, na sua estratégia e nos seus consumidores.
A competição sempre estará lá, mas os mercados são grandes o bastante para conseguir absorver várias camadas de concorrência. Olhe só para a Coca-Cola e a Pepsi.
Pense em todos os cenários que podem ou não ser fundamentais para seu negócio. O que você pode fazer melhor do que os outros? Qual é o seu superpoder?
Foque em sua marca e em seus clientes. Sob a perspectiva do resto do mundo, seus concorrentes não importam.
4. O momento para inovação é agora
Se você não pensa sobre seu limite competitivo, alguém pensará. Aja rápido – a era de ouro do mobile é agora. A indústria da tecnologia está vivenciando um momento importante, se você não se comprometer a se tornar parte do ecossistema agora, pode acabar ficando de fora. A inovação do mobile está encabeçando as mudanças na indústria de tecnologia. Se você não pensar no seu futuro no mobile, outra pessoa o fará.
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