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Agências: 5 formas para conquistar novas contas de social media

Rick Liebling, diretor de marketing da Unmetric, enumera cinco passos que podem ser decisivos para agências conquistarem clientes


1 de outubro de 2014 - 3h03

POR RICK LIEBLING, diretor de marketing global da Unmetric, companhia de analytics
Para o Advertising Age

Novas contas são a energia vital de qualquer agência e adquirir esses clientes se tornou uma tarefa complexa nos últimos anos. Clientes estão mais exigentes, a competição é diversa e acirrada e agências de todos os tipos foram forçadas e evoluir e adaptarem-se às constantes mudanças do mercado de trabalho.

Uma área em particular se tornou um campo de batalha: a mídia social. Agências de publicidade tradicionais, agências de RP e digitais podem batalhar pela conta de redes sociais de uma marca. A BIA/Kelsey projeta que a receita de publicidade de social media atingirá US$ 15 bilhões em 2018.

Como as agências provam seu valor e conhecimento na área quando surgem oportunidades? Que informações podem compartilhar com um possível cliente para ajudar a distingui-las das demais agências? Confira cinco maneiras práticas para conquistar novos clientes:

1) Segmentação de possíveis clientes
A marcas querem saber o desempenho de seus esforços de social marketing em relação aos concorrentes. Para executivos de agências responsáveis por novos negócios, acessar esse tipo de informação pode ajudar as marcas a identificarem o que estão fazendo de certo ou errado. Trazer isso para clientes em potencial pode pelo menos garantir uma reunião com eles.

A partir do entendimento de questões fundamentais enfrentadas por determinadas áreas, de viagem e tecnologia a comida e bebida, você pode entregar insights importantes com os dados certos, em vez de apenas apresentar uma visão geral de métricas que já são conhecidas pelos clientes.


2. Entenda os movimentos da marca na social media

Uma vez que o target foi identificado, a análise dados de social media pode ser utilizada para entender melhor os atuais esforços de uma marca nesse ambiente. Do Facebook ao Twitter e Pinterest, marcas tem uma variedade de plataformas para explorar, e é provável que não estejam otimizando esses movimentos.

Mostrar a um possível cliente até onde podem chegar – e reconhece onde estão apresentando um bom desempenho (e por quê) pode resultar em uma boa conversa e ainda dá a oportunidade de demonstrar seu conhecimento.


3. Inteligência competitiva

Analytics podem mostrar quais concorrentes estão saindo na frente com engajamento – e que tipo de engajamento está atrelado a determinado tipo de conteúdo. Entender as forças e fraquezas, os sucessos e as falhas da competitividade do cliente é um catalisador para identificar uma área criativa única.

Dados sobre o histórico – o que players fizeram durante o Super Bowl nesse e nos anos anteriores – também podem ser analisados. Quais são as tendências de cada ano e como os concorrentes mudaram suas estratégias e táticas com passar do tempo é o tipo de inteligência exigida no atual cenário competitivo.


4. Estudos de caso

O estudo de caso é uma parte real e comprovada do discurso da agência. Com analytics third-party independentes, você pode mostrar claramente como seu trabalho com outros clientes dá certo.

Vá além das “métricas banais” tão frequentemente utilizadas em estudos de caso, como “A campanha gerou mais de 10 mil likes” e mostre como você amarrou engajamento de social media a objetivos de negócio. Destaque o que impulsionou mais comentários para um cliente que procura interações mais significativas. Ou sinalize trabalhos que geraram uma quantidade impressionante de shares em uma campanha criada para disseminar uma mensagem para uma audiência grande.


5. Eficiências da conta

Agências precisam ser eficientes com seus recursos. Há uma série de plataformas e ferramentas de social media para ouvir, publicar e verificar que são verdadeiras economizadoras de tempo. Embora ferramentas para ouvir sejam importantes para entender a voz do consumidor, uma ferramenta que permita a visualização do cenário por inteiro oferece um aprofundamento na compreensão da performance por parte das agências.

Explicar para um possível cliente que o uso da plataforma permitirá que a agência analise dados e crie relatórios em 45 minutos em vez de quatro horas é fazer negócios de forma inteligente.

Independentemente da agência em que você trabalha, projetos de social media têm o potencial de abrir portas para novos clientes e novos lucros. Da mesma forma, a habilidade de analisar e alavancar dados de social media podem ser uma parte valiosa das inciativas de seu novo cliente. 

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