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Como as marcas podem investir na personalização do conteúdo

É possível oferecer informações relevantes para cada tipo de consumidor em diversos meios, mas o site é uma das melhores alternativas para isso


14 de agosto de 2014 - 10h20

Segundo dados da Forrester Research, sua audiência consumirá cerca de três artigos de conteúdo em seu site para cada uma que você realmente pode completar e entregar. Apesar de não ser nenhuma surpresa essa afirmação, criar conteúdo é um grande investimento de recursos, e se sua audiência passa muito tempo no site, então você quer que ela consuma seu conteúdo.

Então vamos presumir que, como anunciante, você tem um volume limitado de conteúdo que pode criar. Seu desafio é fazer com que a maior parte deste conteúdo seja relevante para casa visitante do seu site. E é aí que a personalização entra.

Personalização e content marketing
O que é “personalização”? O termo pode ser um pouco nebuloso, mas definimos personalização como: criação dinâmica de conteúdo relevante para seus compradores. Você pode personalizar campanhas de e-mail, display, eventos, etc. Em resumo, em qualquer momento que você esteja criando uma experiência relevante para um comprador específico, essa é uma forma de personalização. Mas uma dos maiores recursos para a personalização é o site.

Para isso, você pode recorrer a ferramentas que o ajudarão de duas formas:

1. Você pode personalizar qual conteúdo oferece ou recomenda a seus visitantes

2. Você pode personalizar diferentes elementos ou uma só peça de conteúdo – em outras palavras, mostre uma versão de um artigo para um tipo de visitante, e uma segunda versão para outro.

Recomendação de conteúdo
Recomendação de conteúdo é uma das maneiras mais simples de se utilizar ferramentas de personalização. Isso funciona melhor se você já tem bom conteúdo em seu arsenal.

Softwares sofisticados de personalização podem impulsionar o conteúdo que seu visitante está mais propenso a se interessar, a partir dados sobre o perfil dele. Como por exemplo:

– Local de trabalho, tamanho da empresa, receita da empresa, área de atuação;

– Comportamento: interesse em determinado produto, histórico de compra, histórico de visitas a sites, números de visitas em seu site, termos de busca utilizados; percepção de preço

– Geolocalização
Uma vez que essas ferramentas perfilarem cada visitante, oferecerão conteúdo e segmentar a reação dele. Por exemplo, o CEO de uma empresa de software pode monitorar quais segmentos responder melhor a cada conteúdo e ajustá-los de acordo. Então, as ferramentas podem combinar visitantes novos com perfis semelhantes aos de visitantes antigos, aumentando a relevância da oferta.

Atributos do conteúdo
Ferramentas de personalização também podem misturar e combinar atributos de conteúdo já existentes, como ofertas e imagens. Ao fazer isso, você cria múltiplas experiências de uma só peça de conteúdo. Você pode mudar o logo, ou até mesmo as imagens.

Com informações do Marketo 

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