Notícias
Embratel lança consultoria sobre LGPD para empresas
Serviço oferecido em parceria com a Capgemini levantará divergências de processos internos e possíveis brechas na governança de dados dos parceiros
Embratel lança consultoria sobre LGPD para empresas
BuscarEmbratel lança consultoria sobre LGPD para empresas
BuscarServiço oferecido em parceria com a Capgemini levantará divergências de processos internos e possíveis brechas na governança de dados dos parceiros
29 de agosto de 2019 - 7h21
A Embratel lança esta semana um serviço para auxiliar empresas de todos os portes e segmentos a se adequarem à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Criado em parceria com a consultoria Capgemini, o serviço, chamado Assessment LGPD, visa oferecer um mapeamento dos dados pessoais utilizados por cada companhia, levantando divergências de processos internos e possíveis brechas na governança de dados.
Uma vez feita a avaliação, a Embratel vai sugerir um plano de ações e investimentos necessários para que empresas parceiras possam cumprir a legislação e adotar as melhores práticas em relação à coleta, manuseio e armazenamento de dados – além da adequação de contratos e normas aplicados à colaboradores, clientes e fornecedores. O serviço também recomendará metodologias, ferramentas e procedimentos de gestão de dados.
Embratel e Capgemini também indicarão soluções de seus portfólios relacionadas à criptografia e anonimização de banco de dados, gerenciamento de identidade e controle de acessos, auditorias periódicas e prevenção de vazamento de informações sensíveis, por exemplo.
A LGPD, que entra em vigor em 2020, estabelece regras para coleta, produção, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais de usuários. Empresas terão até agosto do ano que vem para se adequar à Lei. Caso não atendam seus requisitos, estarão sujeitas a advertências e multas que podem representar até 2% do seu faturamento, podendo também ter os direitos de processamento de informações pessoais suspendidos.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores