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Facebook diminui alcance orgânico das marcas novamente
Mudança vai eliminar publicações consideradas ?excessivamente promocionais?
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17 de novembro de 2014 - 10h55
O Facebook anunciou na sexta-feira, 14, que vai diminuir o alcance de posts não pagos, ou orgânicos, que os algoritmos da rede social consideram “excessivamente promocionais”.
A mudança não será aplicada a todas as publicações, apenas às menos criativas que se encaixam em determinados critérios, como pressionar os usuários a comprar um produto, instalar um aplicativo ou participar de um concurso ou sorteio. Anúncios reaproveitados também correm risco.
Uma porta-voz do Facebook declarou ao Advertising Age que os algoritmos da empresa vão avaliar esses posts promocionais com o mesmo filtro de anúncios – verificando, por exemplo, quantas pessoas engajam ou ocultam a publicação – para determinar se eles serão exibidos, ou não, no feed de notícias dos usuários.
Segundo a rede social de Zuckerberg, a decisão de reduzir o alcance orgânico foi feita com base em uma pesquisa com os usuários. A companhia não divulgou o número de entrevistados que participaram do estudo, mas grande parte deles alegaram receber um excesso de posts promocionais de marcas no news feed, de acordo com a empresa.
A mudança vai gerar uma demanda maior das marcas por anúncios no Facebook para compensar o alcance menor de posts não pagos. No entanto, a rede social afirmou que isso não irá causar um aumento no número de anúncios exibidos no feed de notícias dos usuários. Nesse caso – se a demanda for maior e a oferta permanecer a mesma -, é muito provável que os preços dos anúncios aumentem ainda mais.
O valor cobrado pela publicidade já vem crescendo com a redução da quantidade de anúncios exibidos. No terceiro trimestre deste ano, o preço médio por anúncio do Facebook aumentou em 274% em relação ao ano anterior, enquanto o número de impressões diminui em 56% durante o mesmo período.
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