Notícias
Google poderá rastrear usuários de internet móvel
Rumores indicam que o gigante de buscas pode criar método para monitorar navegação de internautas via mobile
Google poderá rastrear usuários de internet móvel
BuscarGoogle poderá rastrear usuários de internet móvel
BuscarRumores indicam que o gigante de buscas pode criar método para monitorar navegação de internautas via mobile
8 de agosto de 2014 - 5h55
O Google poderá testar novos métodos de segmentação de usuários de tablets e smartphones, publicou o Advertising Age nesta sexta-feira, 8. O objetivo é conectar os mecanismos de busca que seguem o que as pessoas fazem quando utilizam a internet e aplicativos via dispositivos móveis. Até agora, os anunciantes têm sido forçados a tratar os usuários mobile como duas pessoas diferentes, dependendo da forma como trafegam na web: por meio de navegador ou aplicativo.
Os métodos de segmentação dependem da rede de dois milhões de sites tercerizados do Google e seu aplicativo mobile AdMob, que é capaz de rastrear e exibir anúncios a usuários de iOS e Android.
Fontes afirmam que os executivos do Google alegaram, em reuniões privadas, que o novo método de segmentação é mais persistente e atende melhor às necessidades da empresa. Essa técnica não utiliza informações pessoais dos usuários, e as pessoas ainda poderão optar por não serem rasteados via a web e/ou os aplicativos.
Isso pode ajudar o Google a assegurar o futuro de seus anúncios, conforme a audiência migra para o mobile, e ferramentas como Facebook e Twitter se inserem no domínio do Google de venda de anúncios para outros sites e aplicativos.
Uma das limitações do novo sistema do Google, que vai funcionar em iPads e iPhones da Apple, além de tablets e smartphones Android, é que não será capaz de seguir as pessoas através de múltiplos dispositivos. O Google não poderá rastrear alguém a partir do seu iPad, por exemplo, para seu iPhone ou outro smartphone.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores