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Mercado: Cnova capta US$ 197 milhões em IPO na Nasdaq

A empresa de e-commerce do Grupo Casino, que abrange os sites do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia no Brasil, esperava chegar aos US$ 375 milhões na oferta


26 de novembro de 2014 - 10h33

POR SERGIO DAMASCENO
Do Meio & Mensagem

A Cnova, empresa de e-commerce do Grupo Casino, que reúne os portais de e-commerce Cdiscount (França, Brasil, Colômbia, Equador, Tailândia, Vietnã, Costa do Marfim, Senegal e Bélgica) e substitui a Nova Pontocom no Brasil (composta pelos sites Extra.com.br, Pontofrio.com e Casasbahia.com.br) fez sua oferta pública inicial (IPO, em inglês) de ações na Nasdaq, em Nova York, com a expectativa de atingir um preço médio entre US$ 12,50 a US$ 14 por ação. O anúncio da IPO aconteceu no último dia 20, feriado da Consciência Negra em São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá, quando a empresa comunicou a venda de 26,8 milhões de papéis, com a perspectiva de captar cerca de US$ 375 milhões. Nesta terça-feira, 25, ao final da IPO, o preço da ação fechou em US$ 7,38, o que resultou na captação de US$ 197,7 milhões, ou 47% a menos do que pretendia a empresa de comércio eletrônico do Casino.

Em junho deste ano, a Cnova pediu registro na Securities and Exchange Commission (SEC), reguladora do mercado norte-americano de capitais, para listagem na Nasdaq. Ao listar-se na Nasdaq, a Cnova une-se a outras grandes empresas de tecnologia e de e-commerce que já negociam suas ações no pregão da bolsa eletrônica de Nova York. A Nasdaq concentra 73% das empresas de tecnologia listadas no mercado norte-americano.

Cdiscount Brasil
Há um mês, a Cnova anunciou o lançamento do site da Cdiscount no Brasil, quando passou a operar, no País, com a bandeira online que utiliza em outros países. O portal é similar a um outlet, focado mais em preços do que na oferta de um grande número de itens. A Cnova, segundo informação da própria empresa, oferece aos 12,9 milhões de usuários ativos acesso a mais de 12 milhões de produtos em seus sites.

Com isso, o Grupo Casino opera os seguintes serviços eletrônicos no Brasil: os sites de e-commerce do Extra, da Casas Bahia, do Pontofrio, a agência de viagens online Partiu Viagens, o eHub, de soluções para vendas na web, e o Barateiro, que vende produtos devolvidos sem utilização pelos consumidores ou revisados pelos fabricantes após problemas como arranhões e amassados. No Brasil, o site da Cdiscount é de responsabilidade da Cnova Brasil. E a Cdiscount opera os demais locais – França, Colômbia, Equador, Tailândia, Vietnã, Costa do Marfim, Senegal e Bélgica.

No terceiro trimestre deste ano, a Cnova teve um faturamento líquido de R$ 2,58 bilhões. A Cnova Brasil registrou receita líquida de R$ 1,38 bilhão e a Cdiscount faturou R$ 1,22 bilhão. O Grupo Casino, controlador da Cnova e da Cdiscount, registrou 49 bilhões de euros em vendas líquidas em 2013. Desse total, 60% foram registradas de países da América Latina (GPA e Via Varejo no Brasil e Grupo Éxito na Colômbia) e da Ásia (Big C na Tailândia e Vietnã). O Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlado pelo Casino, é o maior varejista do Brasil, com € 11 bilhões de vendas líquidas em 2013 (apenas alimentos) e rede de distribuição com mais de 2 mil pontos de venda (Pão de Açúcar, Extra, Assai, Minimercado), bem como comércio eletrônico. E a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) é uma das maiores varejistas de eletroeletrônicos do mundo, com vendas líquidas de € 7,6 bilhões em 2013. 

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