Notícias
O resultado da eleição nas redes sociais
Disputa à Presidência da República rendeu movimentou as plataformas; números correspondem apenas ao conteúdo do domingo, 26
Disputa à Presidência da República rendeu movimentou as plataformas; números correspondem apenas ao conteúdo do domingo, 26
27 de outubro de 2014 - 2h10
Uma eleição de recordes. A disputa presidencial no Brasil, que foi encerrada nesse domingo, 26, com a reeleição da presidente Dilma Rousseff, entra para a História como a eleição com maior número de interações no Facebook, em todo o planeta.
Considerando todo o período da campanha – de 6 e julho a 26 de outubro – o Facebook contabilizou um total de 674,4 milhões de interações. O número supera o recorde anterior, registrado nas eleições da Índia, que haviam conseguido um marco de 227 milhões de interações.
Em termos de volume, o primeiro turno gerou um pouco mais de conversas do que o segundo: foram 346 milhões de interações (entre postagens, curtidas, comentários e compartilhamentos). No segundo turno, o volume de interações foi de 328,4 milhões. No Facebook, Dilma também foi vencedora em termos de quantidade de mensagens. De todo o conteúdo postado, 53,8% fazia referência à candidata do PT, enquanto 46,2% mencionavam Aécio Neves, que disputou à Presidência da República pelo PSDB.
O Facebook também monitorou o volume de menções a cada um dos candidatos em todos os Estados brasileiros. A favor de Dilma – e com maior volume de mensagens de apoio à candidata – se destacaram o Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Piauí. Já as mensagens de apoio a Aécio Neves foram mais numerosas em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. As rede social criou um infográfico para mostrar o volume de mensagens sobre cada um dos candidatos. Veja:
Eleição das hashtags
O Twitter também foi um dos principais palcos de discussão durante as eleições. De acordo com dados da rede social, da meia-noite até as 21 horas desse domingo, 26, 3 milhões de postagens sobre a eleição foram feitas no Twitter. No primeiro turno da eleição presidencial, em 5 de outubro, o volume total de tuítes foi de 2,6 milhões de mensagens.
Ao longo de toda a corrida eleitoral, a rede social monitorou o volume de mensagens sobre os candidatos e as eleições. Do dia 6 de julho a 22 de outubro, o Twitter recebeu um total de 21,5 milhões de posts apenas sobre Dilma Rousseff e Aécio Neves. Em seus perfis oficiais, Dilma e Aécio postaram, juntos, 2.793 mensagens no período analisado.
O último debate do segundo turno, realizado na sexta-feira, 24, pela TV Globo, gerou mais de dois milhões de mensagens, que usaram a hashtag #debateNaGlobo.
Veja também
Como a mídia programática pode inovar a publicidade no rádio
Especialistas analisam a possibilidade de comprar espaços publicitários de forma automatizada no rádio tradicional e quais são as vantagens disso
Como a tecnologia pode impactar pequenos negócios
Por meio de aplicativos para celular, startups oferecem soluções para unir indústria, mercado varejista e consumidores