Folha vai deixar de publicar seu conteúdo no Facebook

Buscar

Folha vai deixar de publicar seu conteúdo no Facebook

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Folha vai deixar de publicar seu conteúdo no Facebook

Segundo o veículo, conteúdo jornalístico perdeu espaço quando a rede social optou por privilegiar a distribuição de postagens de amigos

Fill out the form below to send a message:


8 de fevereiro de 2018 - 9h19

Jornal anunciou a medida nesta quinta-feira, 8 (Crédito: Reprodução/Lalo de Almeida/Folhapress/facebook.com.folhadesp)

Nessa quinta-feira, 8, a Folha de S. Paulo comunicou aos seus leitores que deixará de publicar links com notícias e outros tipos de conteúdo em sua página no Facebook. O jornal é o primeiro grande veículo brasileiro a anunciar tal medida após a mais recente mudança do algoritmo da rede social.

A justificativa da Folha para a decisão são as mais recentes medidas anunciadas pela rede de Mark Zuckerberg, que vem privilegiando o conteúdo das páginas pessoais e diminuindo a distribuição e alcance orgânico das fanpages.

Segundo a Folha, a medida foi tomada após discussões internas a respeito de distribuição de conteúdo aos leitores e usuários do portal. Embora a mudança do algoritmo da rede social tenha pesado na decisão, o jornal relata que já vinha sentindo uma redução na entrega orgânica do conteúdo pelo Facebook bem antes do anúncio oficial. “No caso da Folha, a importância do Facebook como canal de distribuição já vinha diminuindo significativamente antes mesmo da mudança do mês passado, tendência observada também em ouros veículos. Em janeiro, o volume total de interações (compartilhamentos, comentários e curtidas) obtidos pelas dez maiores páginas de jornais brasileiros no Facebook caiu 32% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados compilados pela Folha”, escreveu o jornal.

Outro argumento dado pelo veículo para interromper a distribuição e conteúdo pela plataforma é que, por privilegiar o conteúdo de amigos e familiares, o Facebook acabaria contribuindo para a criação de bolhas ideológicas, o que poderia abrir campo para a propagação e distribuição de fake news e conteúdos inverídicos, fazendo com que conteúdos jornalísticos profissionais acabassem perdendo a relevância.

A Folha possui 5,9 milhões de seguidores no Facebook. O jornal informa que não deletará a página, mas que nenhum conteúdo será mais publicado a partir desta data. O texto da Folha ressalta, entretanto, que os leitores poderão continuar compartilhando e postando links do jornal em suas páginas pessoais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário