O amadurecimento do ecossistema de startups no Brasil

Buscar

Opinião

O amadurecimento do ecossistema de startups no Brasil

Em apenas quatro anos, saímos de zero para 30 unicórnios, tornando o País um grande celeiro de talentos e empreendedores


5 de novembro de 2022 - 8h47

Ao acompanhar o painel sobre o porquê de as startups estarem crescendo no Brasil, no Web Summit 2022, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo é possível perceber o que torna o Brasil um terreno fértil para a inovação e investimentos.

Em apenas quatro anos, saímos de zero para 30 unicórnios, tornando o País um grande celeiro de talentos e empreendedores. Temos um mercado enorme, com mais de 200 milhões de pessoas e toda a sofisticação da segurança e das funcionalidades do nosso sistema financeiro. Por outro lado, o sistema tributário e a burocracia são nossos maiores desafios. Já tivemos avanços com o marco legal que definiu o que é uma startup e que, por meio dessa significação, podemos investir em políticas específicas, além de benefícios fiscais, especialmente para investidores anjo. Seguimos num processo de transição, mas a oportunidade de criar mais negócios e gerar valor, têm sido vistos como ativos nas sociedades mais resilientes.

Em relação à biodiversidade, o Brasil deverá ser uma potência ou fornecedor de serviços ecossistêmicos para a captura de carbono no mercado e na agricultura, e fundamental para sequestrar e mitigar as emissões de carbono. Então a oportunidade está em como usamos a agricultura para aumentar o valor e criar modelos de negócios criativos, financiar a transição e exportar serviços ambientais.

Pós pandemia para startups no Brasil

Durante a pandemia foram criadas muitas empresas, e as possibilidades continuam a existir. Agora é mais uma questão de adaptação ao cenário atual – taxa de juros e escassez de capital. Algumas empresas demitem, outras se adequam, mas o fundamental é que há muitas perspectivas. O ambiente de negócios ainda tem uma série de desafios, mas o Brasil tem potencial para se tornar protagonista com a adoção do open finance (sistema financeiro aberto), por meio de dados de empresas e pessoas, para a troca de informações, o desenvolvimento do mercado e possibilidades de investimento.

Ecossistema de inovação

O alinhamento do sistema e o amadurecimento do ecossistema faz com que as empresas ganhem mais, e com a pandemia, houve uma aceleração da digitalização em todos os setores da economia. Para seguir com esse ritmo de crescimento é necessário a disponibilidade de capital dos investidores internacionais, que são mais seletivos e trabalham em ciclos. Ao atender a esses ciclos e garantir a chegada saudável ao próximo ciclo, estaremos preparados para a próxima fase.

Publicidade

Compartilhe