Por que Mulher Maravilha não é só um filme de heroína

Buscar

Por que Mulher Maravilha não é só um filme de heroína

Buscar
Publicidade

Marketing

Por que Mulher Maravilha não é só um filme de heroína

Longa deriva de um processo de reposicionamento da Warner e DC em relação à diversidade de gênero


1 de junho de 2017 - 12h20

O lançamento do longa Mulher Maravilha, nesta quinta-feira, 1º, reúne alguns elementos que vão além da expectativa dos fãs ou do interesse do mercado em faturar com licenciamento. A chegada da heroína às telonas consolida um processo de reposicionamento da Warner Bros e da DC diretamente associado à discussão sobre diversidade de gênero.

Há muito tempo se discutem a representação e o espaço que as mulheres devem ocupar no universo de heróis. Esse movimento se acentuou nos últimos anos. Em outubro de 2015, as duas empresas já testavam um novo modelo com a estreia de Supergirl, uma série dedicada a personagens femininas. A linha de licenciados derivada da série, em parceria com a Mattel, também reforçou esse posicionamento.

Na ocasião, em entrevista ao Meio & Mensagem, Marcos Bandeira, gerente-geral da divisão Consumer Products da Warner Bros Brasil, afirmou que a empresa possui um objetivo claro de reforçar a discussão sobre igualdade de gêneros em suas histórias. “O lançamento da série e da linha de licenciados com a Mattel é um marco de tudo aquilo que precisamos avançar em relação ao tema”, disse Bandeira.

A simbologia e o contexto de Mulher Maravilha reforçam a expectativa do mercado também em termos de negócios. Rafael Eckmann, diretor de planejamento da agência Score Group, acredita que a força da personagem está em seu contexto e representatividade. “Fundadora da Liga da Justiça e importante inspiração para o universo feminino geek, essa personagem alavanca vendas de projetos que querem extrapolar o contexto previsível feminino”, diz Rafael. A Score foi responsável por desenvolver, em parceria com a Cinemark, um balde 3D da personagem.

Em 2015, uma carta direcionada à DC Comics tornou-se um viral. Rowan Hansen, uma garota de 11 anos, de Illinois, nos Estados Unidos, criticou o fato de não presenciar mulheres protagonistas nas histórias de Superman e Batman. Ela pedia por heroínas. A DC criou uma personagem inspirada na garotinha e acelerou o processo de revisão de seus produtos.

Felipe Rossetti, sócio fundador da Piticas, rede especializada em camisetas licenciadas, conta que Mulher Maravilha é o maior investimento da rede no ano. “A nossa expectativa é que seja o blockbuster de 2017. Foi o maior investimento em marketing e mídia recente, vestimos todos os 280 pontos de venda com a super-heroína. Acreditamos que as camisetas devam representar de 10% a 13% das vendas do mês, considerando que normalmente esse número se mantém entre 1% a 2%”, ressalta Rossetti.

Para Renan Pizii, sócio da CCXP e CEO da Iron Studios, fabricante e desenvolvedora brasileira de colecionáveis, a personagem possui relação com várias gerações. “A base de fãs dela está muito atrelada a ser um ícone que sua vó gostou, sua mãe gostou e assim por diante.” Renan reforça que o fato de ter um filme com foco integral em um personagem também ajuda em termos de negócios. “O foco fica mais direcionado e conseguimos trabalhar o produto muito melhor”, diz Pizii.

“O filme é um marco, pois é o primeiro de uma heroína desde o renascimento do gênero nos cinemas no início dos anos 2000. É uma personagem com mais de 75 anos de história e uma das mais conhecidas do mundo”, diz Ivan Costa, sócio da CCXP e CEO da Chiaroscuro Studios, agência de quadrinistas brasileiros e internacionais.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora