O paywall tem futuro no Brasil?

Buscar
Publicidade

Mídia

O paywall tem futuro no Brasil?

Meio & Mensagem pergunta: é válido cobrar pelo conteúdo jornalístico na internet? Participe e dê sua opinião


4 de julho de 2012 - 11h22

Os leitores brasileiros sempre foram acostumados a acessar as noticiais de portais jornalísticos sem pagar um centavo por isso. Essa era de facilidade, porém, pode ter começado a mudar há alguns dias. A Folha de S.Paulo deu o primeiro passo no que pode ser o ínicio da transmissão para um novo modelo de consumo de conteúdo jornalístico no Brasil, ao lançar seu modelo de paywall.

Esse modalidade de cobrança alcançou sucesso nos Estados Unidos, onde foi adotado pelo New York Times e Wall Street Journal. Por outro lado, existe a corrente dos defensores do jornalismo aberto, simbolizados pelo britânico The Guardian, que propõem que todo o conteúdo jornalístico seja custeado pela publicidade, e não pelos leitores.

Mas será que depois de tanto tempo oferecendo notícias gratuitamente, os jornais brasileiros conseguirão manter a audiência conquistada e fazer com que os internautas paguem para ler? De início, os leitores da Folha rejeitaram a ideia. Meio & Mensagem ouviu alguns profissionais do mercado para discutir se faz sentido replicar um modelo internacional no universo brasileiro.

Para Paulo Castro, diretor-geral do portal Terra, é evidente que a publicidade não conseguirá bancar toda a receita do jornal. Por outro lado, se os jornais fecharem o conteúdo, o público poderá buscar as mesmas noticias em outros sites e portais. “Não acho que a publicidade seja capaz de financiar tudo. Mas é preciso compreender que a adoção desses modelos impacta uma queda de audiência – que, caso seja expressiva, acaba resultando em uma retração do meio, sobretudo em termos de share publicitário”, diz Castro.

Já Afonso Cunha, diretor executivo do Grupo Lance, não há outra saída para os jornais a não ser cobrar os leitores. “Temos 1,5 milhão de leitores semanais no jornal e 12 milhões de usuários na web. Para fazer esse conteúdo com qualidade é preciso investimento em tecnologia e em profissionais. A publicidade não vai conseguir financiar isso”, aposta.

O leitor aceita pagar pelo conteúdo, desde que ela seja, de fato, interessante e traga algo que ele não encontrará em outro lugar. Essa é a opinião da diretora de mercado leitor do Jornal do Commercio (de Pernambuco), Verônica Barros. Ela acredita que “o leitor brasileiro só estará disposto a pagar por informação de relevância, informação que ajude o cidadão a participar da sociedade, informação que promova o entretenimento das pessoas”.

Avesso total à ideia de mexer no bolso dos leitores, o diretor executivo da ID\TBWA, Igor Puga, questiona “qual a atratividade, diferencial, exclusividade ou simplesmente credibilidade que um veículo tem a oferecer que justifique sua cobrança na internet, hoje, no Brasil”.

E você, o que pensa a respeito? Dê a sua opinião sobre a adoção do paywall em nossa seção Em Perspectiva ou através dos perfis de Meio & Mensagem no Twitter e no Facebook.
 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo