Mídia

Copa do Mundo supera 300 milhões de tweets

Microblog divulga balanço sobre a primeira etapa da Copa do Mundo

i 27 de junho de 2014 - 4h36

A expectativa de Jean-Philippe Maheu, managing director, global brand & agency strategy do Twitter, sobre a Copa do Mundo no Brasil ser o evento mais retweetado da história está perto de ser concretizada.

A primeira etapa do Mundial já ultrapassou 300 milhões de tweets sobre o assunto. As informações foram divulgadas pelo microblog, que comparou: duas semanas das Olímpiadas de Londres geraram 150 milhões.

Jogadores, gols e jogos disputados. É longa a lista de assuntos comentados na rede social. Até o momento, a partida de estreia, de Brasil e Croácia, foi o jogo que mais rendeu conversa no Twitter. Foram 12,2 milhões de tweets enviados. Neste jogo, inclusive, aconteceu o gol contra do brasileiro Marcelo. O momento recebeu 378.085 milhões de tweets por minuto, o maior já alcançado desde o começo do Mundial, em 12 de junho.

A disputa por títulos entre Lionel Messi e Neymar Jr. está acirrada também no Twitter. No entanto, de acordo com os dados do microblog, o jogador argentino lidera como mais mencionado na rede social. Neymar é o segundo mais citado em tweets. A mordida de Suárez no jogador italiano rendeu muitas menções, que colocaram o jogador uruguaio na terceira colocação entre os jogadores de destaque.

Brasil x Estados Unidos x Itália

As hashflags que colorem os tweets e divulgam as bandeiras dos países participantes do Mundial se tornaram febre entre os torcedores que utilizam o Twitter, principalmente os usuários que torcem para o Brasil e os Estados Unidos. As bandeiras #BRA e #USA são as mais utilizadas.

Em relação ao tweet mais popular, o vencedor é um jogador da Itália. No post em que Mario Balotelli (@FinallyMario), afirmou que se ganhassem da Costa Rica, ele queria um beijo, na bochecha, da Rainha Elizabeth II – porque se a Itália vencesse daria chances à Inglaterra de permanecer no Mundial – foi retweetado mais de 177 mil vezes e vista mais de 17 milhões de vezes. Veja abaixo:
 

wraps