Africa lidera audiência e AG2, engajamento
Estudo aponta agências líderes nas redes sociais e mede mais de 4 milhões de interações
Estudo aponta agências líderes nas redes sociais e mede mais de 4 milhões de interações
Felipe Turlao
26 de agosto de 2013 - 2h48
A Africa é a agência de publicidade com maior audiência nas redes sociais, totalizando 130 mil pessoas entre fãs no Facebook, seguidores no Twitter e assinantes no YouTube. A medição é feita pela ferramenta indexSocial, da Espalhe, etraz dados do primeiro semestre de 2013. A seguir, de acordo com o levantamento, estão DM9DDB (77 mil), Espalhe, AlmapBBDO, AgênciaClickIsobar, Y&R, DPZ, Loducca, Talent e F/Nazca S&S (confira lista abaixo).
A ferramenta mediu também o índice de engajamento, que vem a ser a quantidade de reações, como comentários, curtir, compartilhamento, menções e retweets em relação ao total de audiência. Nesse caso, a liderança é da AG2 Publicis Modem, com índice de 4,6%, seguida por Giovanni+DraftFCB, Z+, Netz, Ogilvy, W/McCann, B2, Artplan, Heads e New Style.
O monitoramento, feito em cima de 80 agências, apontou um crescimento de 28% na audiência total somada no semestre na comparação com o período anterior – totalizando mais de 1 milhão de conexões. O ranking mostra que 79% da audiência está concentrada em 20 agências. Entre as cinco primeiras, esse percentual chega a 37%.
Analisando-se separadamente cada uma das três principais plataformas sociais – Facebook, Youtube e Twitter – apenas na primeira quinzena do mês de agosto, a Africa lidera duas delas: Facebook e Twitter. Agência Casa e Espalhe ocupam a segunda e terceira posições no Facebook e DM9DDB e AlmapBBDO aparecem na segunda e terceira posições no Twitter, respectivamente. Já o Youtube tem naliderança a AlmapBBDO, seguida por DM9DDB e Loducca.
Conteúdo
As agências monitoradas registraram nada menos que 4.135.000 de interações em agosto, sendo 92% delas concentradas entre as 20 maiores agências e 37% concentradas nas cinco maiores.
Segundo o estudo, as principais motivações para as agências se comunicarem nasredes sociais são atração e retenção de talentos, exposição de seus cases, interaçãocom outros profissionais do mercado, avaliação do comportamento da audiêncianesses canais, entre outros. Durante o festival de Cannes, as agências aproveitam para compartilhar com o mercado seus cases de sucesso e premiações. Prova disso é que, em 2013, o festival aconteceu em junho, quando apresentou a maior média decrescimento da audiência direcionada a este segmento no Brasil.
Já na primeira quinzena de agosto, os posts mais engajadores tratavam de assuntos institucionais como compartilhamento de cases, conteúdo jornalístico no qual aagência ganhou destaque e curiosidades do dia-a-dia das empresas.
Confira abaixo as melhores do ranking:
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