Após retomada, FilmBrazil gera US$ 12 milhões em negócios imediatos
Após três anos, projeto da Apro de fomento ao audiovisual brasileiro retornou ao Cannes Lions e viabilizou projetos internacionais para produtoras do País
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Meio & Mensagem
28 de julho de 2023 - 14h08
A retomada do projeto FilmBrazil no Cannes Lions gerou US$ 12 milhões em negócios imediatos para as produtoras associadas à plataforma.
Com isso, a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) estimam que haverá projeção de US$ 36 milhões em negócios para os próximos 12 meses.
Entre os países que mais demonstraram interesse em contratar produtoras brasileiras estão com os EUA, com 24%, seguido pela Espanha, com 15%, e Holanda, Reino Unido e Emirados Árabes, com 7% cada. Conseguimos levar uma delegação de mais de 20 produtoras brasileiras, com uma diversidade maior, tendo uma empresa representando o Nordeste pela primeira vez, o que nos deixou muito felizes. Além das produtoras associadas à FilmBrazil, a gente espera ter cada vez mais essa presença maior de produtoras fora do eixo Rio-São Paulo. Acredito que, em um festival como o Cannes Lions, onde a América Latina representa oficialmente apenas 6% do total de inscritos, nossa missão é levar mais essa diversidade a cada nova edição”, afirma Ana Repezza, diretora de negócios da ApexBrasil.
Criada para resgatar o interesse do mercado internacional pelo audiovisual brasileiro, a FilmBrazil passou três anos sem ser realizada – em decorrência da Covid-19. Neste ano, a iniciativa voltou ao festival de criatividade com o conceito “Made in Brazil”, criado pela Ampfy, e incluiu ações como shows de Wilson Simoninha com Bloco do Baixo Augusta e participação de Jair Rodrigues, além de happy hours e encontros (foram mais de 650 reuniões).
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