BMW concentra verba na DPZ
Montadora encerra relacionamento com a Taterka, onde a conta estava há oito anos, e também com VML e OPP
Montadora encerra relacionamento com a Taterka, onde a conta estava há oito anos, e também com VML e OPP
Meio & Mensagem
18 de fevereiro de 2013 - 9h38
A DPZ passa a concentrar toda a verba de comunicação da BMW após vencer concorrência realizada entre novembro e dezembro de 2012. A seleção teve início assim que Herlander Zola (ex-Volkswagen) assumiu a diretoria de marketing do anunciante, foi conduzida pelo Grupo Consultores e envolveu dez agências. Borghi/Lowe, DPZ e Giovanni+DraftFCB foram classificadas para a fase final.
“Escolhemos a DPZ por sua experiência e competência, além de já ter trabalhado com marcas de atuação parecida e desafios semelhantes aos da BMW no Brasil”, comenta Zola. A nova agência concentrará as verbas das três marcas do anunciante: BMW Carros, BMW Motos e Mini. Até então, elas eram atendidas, respectivamente, por Taterka (dona da conta por oito anos), OPP e VML.
A concorrência simboliza, também, o novo momento da BMW no País. A montadora anunciou em outubro passado a construção de uma fábrica em Santa Catarina capaz de produzir, a partir do segundo semestre de 2014, 30 mil veículos por ano. O projeto consumirá R$ 540 milhões e irá produzir o triplo do que a marca vende no País atualmente (entre 10 e 12 mil unidades).
Com a nova meta de vendas, a BMW deve lançar mão de estratégias mais agressivas, incluindo aí maior volume em compra de mídia – hoje, a montadora sequer figura entre os 300 maiores anunciantes do País, segundo o ranking Agências e Anunciantes, com valores referentes a 2011. “A comunicação deve mudar muito, porque a BMW é praticamente uma nova empresa. Está deixando de ser uma importadora para se tornar uma fabricante”, afirma Rafael Urenha, diretor nacional de criação da DPZ.
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