Cartilha quer combater desinformação na publicidade

Buscar

Cartilha quer combater desinformação na publicidade

Buscar
Publicidade

Comunicação

Cartilha quer combater desinformação na publicidade

Elaborado pelas agências Quid, Lema e pelo InternetLab, o guia "Publi ou Fake" pretende questionar as verdades publicitárias


24 de maio de 2022 - 6h01

Elementos da capa da cartilha cartilha “Publi ou Fake: Guia de desinformação e marketing digital”, pontapé inicial de projeto voltado ao combate da desinformação na publicidade (Crédito: Divulgação)

Na última semana de junho será lançada a cartilha “Publi ou Fake: Guia de desinformação e marketing digital”, que marca o pontapé inicial do projeto Desinfo.

Elaborado pelo InternetLab, centro independente de pesquisa nas áreas de direito e tecnologia, em parceria com a agência Lema e o laboratório de comunicação Quid, o documento tem a premissa de fornecer conceitos e ferramentas para que o mercado publicitário possa construir uma base segura e adotar práticas contra o fluxo de informações falsas.

O projeto parte da noção de que as dinâmicas comunicacionais e de relacionamento entre marcas e consumidores vêm se alterando em um contexto em que o público tem exigido das empresas mais posicionamentos políticos e sociais.

A iniciativa aponta a ambiguidade de determinadas peças de comunicação como principal fator para a difusão de informações falsas junto ao público. Isso ocorre, de acordo com o projeto, quando trabalhos carregados de interesse e opinião são veiculados sem separação clara entre narrativas publicitárias e fatos jornalísticos ou científicos.

Segundo análise realizada pela Desinfo, diversas marcas fazem escolhas que acabam por promover narrativas, posicionamentos e destinação de recursos capazes de contribuir para a circulação de notícias falsas, conteúdos violentos e de baixa qualidade. Nesse cenário, o surgimento dos influenciadores digitais na dinâmica publicitária,
por exemplo, tem, muitas vezes, papel central na disseminação de desinformação.

O Desinfo ressalta que atores interessados na propagação de notícias falsas se fortalecem nas redes sociais por meio de publicidade e influenciadores com amplo alcance. Por isso, o conceito de liberdade de expressão se torna um tema crucial no debate sobre o combate à desinformação na publicidade. O projeto afirma que esta ideia se define a partir da promoção da diversidade e da superação de assimetrias de poder.

Além da cartilha, o Desinfo pretende estimular o mercado publicitário a conversar sobre todos esses temas de forma a construir uma agenda positiva para o setor. Entre as discussões propostas estão a revisão de contratos de marcas com influenciadores e agências para minimizar os riscos de desinformação, definição de critérios na gestão de mídia programática para que anunciantes garantam que seus valores sejam refletidos na operação de plataforma de anúncios e possíveis ações do mercado para combater a propagação de desinformação e violência online.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf