Com Caverna do Dragão, Renault mira público dos anos 1980
Fabricante e DPZ&T criaram live-action inspirado no desenho infantil para o lançamento do Kwid Outsider
Na noite desta quinta-feira, 23, durante o Jornal Nacional, na Globo, a Renault exibe um filme criado pela DPZ&T baseado no desenho Caverna do Dragão, que fez sucesso no Brasil entre os anos 1980 e 1990, para o lançamento do Renault Kwid Outsider. Com produção da Saigon, a campanha foi gravada no deserto de Salta, na Argentina, com um elenco brasileiro que interpreta os personagens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto. O vilão Vingador é argentino e dublado por Orlando Drummond, dublador original do desenho infantil no Brasil.
https://www.youtube.com/watch?v=kC9-bfsNne8&feature=youtu.be
A ação foi pensada para o público brasileiro que assistia ao desenho na década de 1980, pessoas entre 30 e 45 anos e que “não se enquadram nas convenções sociais e que determinam seu próprio estilo de vida e valores”, segundo Livia Kinoshita, gerente de publicidade da Renault. De acordo com a executiva, a montadora francesa está cada vez mais próxima dos brasileiros e, por a animação ter sido tão marcante no País, recriar este universo visto fazia sentido. Além disso, a marca procurava grandes conexões emocionais.
O resgate de personagens de sucesso já é prática da Renault para os modelos Kwid. Para divulgar o Renault Kwid no País em agosto de 2017, a Neogama, que atendia a marca na época, em parceria com a Marvel Studios, colocou o carro lado a lado com Hulk para salvar a cidade de um meteoro. O desafio para o Outsider foi adequar a campanha com a robustez e elemento aventureiro do modelo.
O plano de mídia foi pensado, assim como a campanha, como uma estreia de produções épicas e de grande escala do cinema americano, como O Senhor dos Anéis e Vingadores. Assim, a comunicação teve teasers, trailers e pôsteres dos personagens, além de uma divulgação do portal Omelete revelando, após imagens vazadas na internet, que a marca estava por trás do live-action. Os filmes também foram veiculados em cinema, TV e digital. A campanha ainda inclui vídeos digitais sobre os features do carro e peças para PDV.