Comunicação

Conar veta exibição de trailer do filme da Barbie nos cinemas

Conselho concedeu liminar por considerar a presença de “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”

i 7 de julho de 2023 - 18h54

Conar Barbie

Conar determinou a suspensão da exibição do trailer do novo filme Barbie nos cinemas, nas sessões abertas a menores de 12 anos (Crédito: Reprodução)

Por meio de uma liminar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) pediu a suspensão da exibição de um dos trailers de divulgação do filme Barbie, que estreia nos cinemas no próximo dia 21.

Segundo o Conar, o trailer de divulgação do filme não poderá mais ser exibido em nenhuma sessão de cinema cuja classificação seja aberta a menores de 12 anos.

Por que o Conar pediu a suspensão do trailer de Barbie?

A liminar solicitada pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária tem como foco o público infantil, que seria impactado pela mensagem publicitária.

De acordo com comunicado enviado pelo Conar, o trailer apresenta “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro, o que viola as recomendações do artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação publicitária.

Como é o trailer de Barbie suspenso pelo Conar?

Divulgado já há algum tempo para promover o longa-metragem ao público, o trailer que foi alvo da representação do Conar mostra meninas brincando com bonecas.

Em seguida, surge a figura, em tamanho gigante, da Barbie (interpretada no filme pela atriz Margot Robbie). Ao vê-la, as garotinhas começam a quebrar suas bonecas em vários pedaços. A sequência faz referência à cena icônica do filme 2001: uma odisseia no espaço (1968) que tem Assim Falou Zaratustra, de Richard Strauss, como tema musical.

O Conar reforça, no entanto, que a suspensão é voltada ao trailer de divulgação do filme e não tem qualquer referência ao longa-metragem, em si. Veja, abaixo, o trailer alvo da representação: