Filme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore

Buscar

Filme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore

Buscar
Publicidade

Marketing

Filme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore

Marcas como C&A, Riachuelo, Renner, Melissa, Ipanema e Piccadilly, se inspiram no universo da boneca para lançar coleções de roupas e outros itens


7 de julho de 2023 - 6h01

Com estreia marcada para 20 de julho, o filme live-action da Barbie, distribuído pela Warner Bros. Discovery, está trazendo de volta a cultura da Barbiecore. Essa tendência se inspira no estilo característico da boneca da Mattel.

Segundo dados do Pinterest, em maio deste ano, as buscas globais por “barbiecore” e “moodboard barbie” aumentaram em 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.

barbie

Riachuelo traz tendência Barbiecore para nova coleção (Crédito: Divulgação)

Os dados ainda revelam que o estilo Barbiecore conquistou o público e, consequentemente, as marcas, e está se infiltrando em diversas áreas além dos brinquedos, como na moda, em eventos temáticos, casa e comida.

Na moda, o levantamento do Pinterest mostra uma alta em pesquisas como “look temático barbie” (+485%), “botas cowboy rosa pink” (+70%) e “look rosa pink salto plataforma” (+145%). Já na casa, buscas por “quarto estética barbie” tiveram um aumento de 500%.

Neste sentido, marcas de vestuário e calçados, como C&A, Riachuelo, Renner, Melissa, Ipanema e Piccadilly, estão lançando coleções inspiradas no mundo da boneca no mercado brasileiro.

Riachuelo

A nova coleção da Riachuelo conta com peças, como calça, cropped, camiseta, jaqueta e bolsa, inspirados na Barbie. Já a Casa Riachuelo lançou um enxoval para cama, mesa, e banho e almofadas. Os produtos já estão disponíveis no site da marca e nas lojas físicas.

Essa coleção da Riachuelo vem acompanhada de uma campanha da marca, que celebra a jornada da Barbie pelo empoderamento feminino, diversidade e inclusão. Com isso, um squad formado por Gab Domingues, Thaigo Consani, Fe Tumas, Pat Leda, Ana Cristina, Nicole Prazeres, Dani Soarez e Nathalla Gois estrelam a campanha.

Além da campanha e da coleção, a marca promoverá ativações e experiências para os fãs do universo da boneca. A primeira delas acontecerá no próximo domingo, 9, das 10h à 16h, na Avenida Paulista. A ação surpresa levará pessoas como convidadas para assistir o live-action nos cinemas de São Paulo.

A loja da Riachuelo no local terá uma vitrine especial e uma caixa de boneca de dois metros de altura instagramável, além de um andar exclusivo com o mix completo de produtos da coleção.

Outras 39 lojas da capital paulista e de outros estados terão corners, vitrines especiais ou photo opportunities para celebrar a coleção, que contará ainda com a venda especial de bonecas colecionáveis. As bonecas também estarão disponíveis para compra na FANLAB, marca Geek da Riachuelo.

A marca, junto a Mattel, realizará uma promoção até dia 06 de Agosto, que dará a chance de conhecer Los Angeles, nos Estados Unidos, terra da Barbie. O regulamento está disponível no site da promoção.

barbie

C&A também aposta na tendência (Crédito: Divulgação)

C&A

A C&A também lançou uma coleção inspirada na boneca, com peças como camisetas, garrafas e almofadas, para mulheres, homens e crianças. Os itens já estão disponíveis no site da marca e nas lojas físicas. Segundo a marca, a coleção é uma homenagem ao impacto duradouro da Barbie na moda e seu compromisso com a diversidade e inclusão.

Renner

Assim como C&A e Riachuelo, a Renner criou uma coleção inspirada na estética Barbicore para celebrar o lançamento do filme. Peças de vestuário e acessórios com cores rosas e estampa com o nome da personagem são alguns dos produtos presentes na coleção.

Melissa

Para celebrar o live-action, a Melissa também lança a Melissa Posh + Barbie, um tamanco de salto com estética dos anos 2000. A sandália estará disponível nas lojas nas cores rosa, verde, azul e laranja, com numerações do 33/34 ao 39/40. Além da Galeria, a coleção também estará disponível no e-commerce oficial da marca, nos Clubes Melissa e multimarcas selecionadas em todo o País.

Para apresentar o novo modelo, a Melissa montará um cenário com o carro da Barbie no interior da Galeria Melissa São Paulo, para que o público possa interagir e tirar fotos.

Vale destacar que os sapatos da coleção são feitos de Melflex, material proprietário da Melissa, vegano, 100% reciclável e com em média 30% de material reciclado na composição, junto de solas em E.V.A.

Ipanema

A Ipanema também está apostando na tendência Barbiecore. A marca lançou a sua tradicional sandália de dedo em quatro versões, com duas estampas inéditas, disponíveis em rosa, verde, azul e preto.

Outras marcas, como a O.P.I Esmaltes, Tangle Teezer, Condor e Luxcel, também lançaram coleções e itens exclusivos inspirados nessa tendência.

Mattel

Além disso, a própria Mattel está expandindo seu catálogo de produtos das marcas, UNO, Hot Wheels, Fisher-Price, MEGA e Barbie, inspirada no live-action.

A Mattel informou ao Advertising Age que o filme gerou mais de 100 colaborações com parceiros de varejo e profissionais de marketing. No último episódio do Ad Age’s Marketer’s Brief, Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e bonecas da Matte afirmou que a marca está buscando um público amplo e tentando garantir que está em todos os lugares. “Queremos garantir que as marcas com as quais fazemos parceria representem inclusão e reflitam o mundo em que todos vivemos e compartilhem nossos valores.”

No podcast, a executiva também discutiu como a Mattel comercializa a marca Barbie para diferentes gerações, como pais e seus filhos Gen Alpha. Recentemente, a Mattel lançou um canal da Barbie no YouTube para adultos, por exemplo.

Lisa também comentou sobre como a Mattel planeja continuar o ímpeto da Barbie-mania, especialmente até 2024, o 65º aniversário da marca. “Tivemos a oportunidade de recontextualizar o que as pessoas pensam sobre a marca, pós-filme e, em seguida, esse público mais amplo”, disse ela, observando que a Mattel estará “desenvolvendo mais programas do ponto de vista do estilo de vida, do ponto de vista dos jogos digitais e um ponto de vista da boneca.”

Barbiecore em outros segmentos

A estética Barbiecore está presente em outros semento, que vão além da moda e beleza. Segundo o levantamento do Pinterest, nas pesquisas e na cozinha, a inspiração cor-de-rosa também está cada vez mais relevante: as pesquisas por “massa barbie” cresceram 330%, por “culinária barbie”, em 90%, e, por “drinks barbie”, em 285%.

A tendência também aparece no setor automobilístico, visto que as buscas por “Bronco rosa” (+570%), “Jeep Wrangler rosa pink” (+75%) e “acessórios rosa para interior do carro” (+95%) também estão crescendo.

Por fim, eventos com essa temática também estão em alta nos últimos tempos. A busca por “festa barbie” teve uma alta de 210% em comparação ao ano passado. Já as pesquisas por temas de festas específicas, como “festa despedida de solteira barbie malibu” (+380%), “chá de panela barbie” (+110%), “look para rave barbie” (+495%) e “festa disco barbie” (+165%) têm aparecido cada vez mais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Burger King distribui lanches para desabrigados no RS

    Burger King distribui lanches para desabrigados no RS

    Marca operada pela ZAMP no Brasil irá aos abrigos no Dia das Mães oferecer alimentos e brinquedos

  • McDonald’s planeja investir centenas de milhões em marketing digital

    McDonald’s planeja investir centenas de milhões em marketing digital

    App, site e plataforma de CRM são focos do investimento da rede de fast-food, que deseja conhecer os consumidores "melhor do que qualquer um"