Filme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore
Marcas como C&A, Riachuelo, Renner, Melissa, Ipanema e Piccadilly, se inspiram no universo da boneca para lançar coleções de roupas e outros itens
Filme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore
BuscarFilme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore
BuscarMarcas como C&A, Riachuelo, Renner, Melissa, Ipanema e Piccadilly, se inspiram no universo da boneca para lançar coleções de roupas e outros itens
Amanda Schnaider
7 de julho de 2023 - 6h01
Com estreia marcada para 20 de julho, o filme live-action da Barbie, distribuído pela Warner Bros. Discovery, está trazendo de volta a cultura da Barbiecore. Essa tendência se inspira no estilo característico da boneca da Mattel.
Segundo dados do Pinterest, em maio deste ano, as buscas globais por “barbiecore” e “moodboard barbie” aumentaram em 980% e 1.290%, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados ainda revelam que o estilo Barbiecore conquistou o público e, consequentemente, as marcas, e está se infiltrando em diversas áreas além dos brinquedos, como na moda, em eventos temáticos, casa e comida.
Na moda, o levantamento do Pinterest mostra uma alta em pesquisas como “look temático barbie” (+485%), “botas cowboy rosa pink” (+70%) e “look rosa pink salto plataforma” (+145%). Já na casa, buscas por “quarto estética barbie” tiveram um aumento de 500%.
Neste sentido, marcas de vestuário e calçados, como C&A, Riachuelo, Renner, Melissa, Ipanema e Piccadilly, estão lançando coleções inspiradas no mundo da boneca no mercado brasileiro.
A nova coleção da Riachuelo conta com peças, como calça, cropped, camiseta, jaqueta e bolsa, inspirados na Barbie. Já a Casa Riachuelo lançou um enxoval para cama, mesa, e banho e almofadas. Os produtos já estão disponíveis no site da marca e nas lojas físicas.
Essa coleção da Riachuelo vem acompanhada de uma campanha da marca, que celebra a jornada da Barbie pelo empoderamento feminino, diversidade e inclusão. Com isso, um squad formado por Gab Domingues, Thaigo Consani, Fe Tumas, Pat Leda, Ana Cristina, Nicole Prazeres, Dani Soarez e Nathalla Gois estrelam a campanha.
Além da campanha e da coleção, a marca promoverá ativações e experiências para os fãs do universo da boneca. A primeira delas acontecerá no próximo domingo, 9, das 10h à 16h, na Avenida Paulista. A ação surpresa levará pessoas como convidadas para assistir o live-action nos cinemas de São Paulo.
A loja da Riachuelo no local terá uma vitrine especial e uma caixa de boneca de dois metros de altura instagramável, além de um andar exclusivo com o mix completo de produtos da coleção.
Outras 39 lojas da capital paulista e de outros estados terão corners, vitrines especiais ou photo opportunities para celebrar a coleção, que contará ainda com a venda especial de bonecas colecionáveis. As bonecas também estarão disponíveis para compra na FANLAB, marca Geek da Riachuelo.
A marca, junto a Mattel, realizará uma promoção até dia 06 de Agosto, que dará a chance de conhecer Los Angeles, nos Estados Unidos, terra da Barbie. O regulamento está disponível no site da promoção.
A C&A também lançou uma coleção inspirada na boneca, com peças como camisetas, garrafas e almofadas, para mulheres, homens e crianças. Os itens já estão disponíveis no site da marca e nas lojas físicas. Segundo a marca, a coleção é uma homenagem ao impacto duradouro da Barbie na moda e seu compromisso com a diversidade e inclusão.
Assim como C&A e Riachuelo, a Renner criou uma coleção inspirada na estética Barbicore para celebrar o lançamento do filme. Peças de vestuário e acessórios com cores rosas e estampa com o nome da personagem são alguns dos produtos presentes na coleção.
Para celebrar o live-action, a Melissa também lança a Melissa Posh + Barbie, um tamanco de salto com estética dos anos 2000. A sandália estará disponível nas lojas nas cores rosa, verde, azul e laranja, com numerações do 33/34 ao 39/40. Além da Galeria, a coleção também estará disponível no e-commerce oficial da marca, nos Clubes Melissa e multimarcas selecionadas em todo o País.
Para apresentar o novo modelo, a Melissa montará um cenário com o carro da Barbie no interior da Galeria Melissa São Paulo, para que o público possa interagir e tirar fotos.
Vale destacar que os sapatos da coleção são feitos de Melflex, material proprietário da Melissa, vegano, 100% reciclável e com em média 30% de material reciclado na composição, junto de solas em E.V.A.
A Ipanema também está apostando na tendência Barbiecore. A marca lançou a sua tradicional sandália de dedo em quatro versões, com duas estampas inéditas, disponíveis em rosa, verde, azul e preto.
Outras marcas, como a O.P.I Esmaltes, Tangle Teezer, Condor e Luxcel, também lançaram coleções e itens exclusivos inspirados nessa tendência.
Além disso, a própria Mattel está expandindo seu catálogo de produtos das marcas, UNO, Hot Wheels, Fisher-Price, MEGA e Barbie, inspirada no live-action.
A Mattel informou ao Advertising Age que o filme gerou mais de 100 colaborações com parceiros de varejo e profissionais de marketing. No último episódio do Ad Age’s Marketer’s Brief, Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global de Barbie e bonecas da Matte afirmou que a marca está buscando um público amplo e tentando garantir que está em todos os lugares. “Queremos garantir que as marcas com as quais fazemos parceria representem inclusão e reflitam o mundo em que todos vivemos e compartilhem nossos valores.”
No podcast, a executiva também discutiu como a Mattel comercializa a marca Barbie para diferentes gerações, como pais e seus filhos Gen Alpha. Recentemente, a Mattel lançou um canal da Barbie no YouTube para adultos, por exemplo.
Lisa também comentou sobre como a Mattel planeja continuar o ímpeto da Barbie-mania, especialmente até 2024, o 65º aniversário da marca. “Tivemos a oportunidade de recontextualizar o que as pessoas pensam sobre a marca, pós-filme e, em seguida, esse público mais amplo”, disse ela, observando que a Mattel estará “desenvolvendo mais programas do ponto de vista do estilo de vida, do ponto de vista dos jogos digitais e um ponto de vista da boneca.”
A estética Barbiecore está presente em outros semento, que vão além da moda e beleza. Segundo o levantamento do Pinterest, nas pesquisas e na cozinha, a inspiração cor-de-rosa também está cada vez mais relevante: as pesquisas por “massa barbie” cresceram 330%, por “culinária barbie”, em 90%, e, por “drinks barbie”, em 285%.
A tendência também aparece no setor automobilístico, visto que as buscas por “Bronco rosa” (+570%), “Jeep Wrangler rosa pink” (+75%) e “acessórios rosa para interior do carro” (+95%) também estão crescendo.
Por fim, eventos com essa temática também estão em alta nos últimos tempos. A busca por “festa barbie” teve uma alta de 210% em comparação ao ano passado. Já as pesquisas por temas de festas específicas, como “festa despedida de solteira barbie malibu” (+380%), “chá de panela barbie” (+110%), “look para rave barbie” (+495%) e “festa disco barbie” (+165%) têm aparecido cada vez mais.
Compartilhe
Veja também
Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age
Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023
Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025
As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos