Assinar

Consultoria Globant compra a rede de agências Gut

Buscar

Consultoria Globant compra a rede de agências Gut

Buscar
Publicidade
Comunicação

Consultoria Globant compra a rede de agências Gut

Companhia nascida em 2003, na Argentina, tem aumentado sua presença no mercado de comunicação e marketing; agora dá seu passo mais significativo ao adquirir a vencedora do troféu de Rede Independente do Ano no Cannes Lions


28 de novembro de 2023 - 9h32

Nestor Nocetti, Anselmo Ramos, Martín Migoya, Martín Umaran, Gastón Bigio e Guibert Englebienne, os fundadores da Globant e da Gut: relação cliente-agência antecedeu aquisição

Startup nascida em 2003, em Buenos Aires, e hoje presente em 30 países, a consultoria Globant, focada em negócios digitais e de tecnologia, compra participação majoritária na rede de agências Gut, fundada pelo brasileiro Anselmo Ramos e pelo argentino Gastón Bigio.

A Globant soma mais de 27 mil funcionários e atende grandes clientes globais, como Google e Santander. A Gut, fundada há cinco anos, tem 500 funcionários atuando em sete escritórios, localizados em Miami, Buenos Aires, São Paulo, Toronto, Cidade do México, Los Angeles e Amsterdã, nos quais atende mais de 60 clientes, incluindo AB InBev, Mercado Livre, Google, Kraft Heinz, Coca-Cola e Tim Hortons. Em 2023, foi eleita a Rede Independente do Ano no Cannes Lions.

Independência e parceria

A Globant também está em um momento favorável, somando faturamento de US$ 1,78 bilhão em 2022, receitas globais de US$ 543 milhões no terceiro trimestre de 2023 e vendo suas ações na Bolsa de Valores de Nova York valorizarem 29% neste ano, até o momento. Em sua trajetória até virar um unicórnio, em 2016, a Globant recebeu investimentos de diversas outras empresas, entre as quais o grupo WPP, que comprou 20% de participação em 2013 e foi acionista até 2018.

Segundo os sócios, a Gut continuará operando de forma independente, mantendo suas lideranças locais, e trabalhará junto com a Globant para identificar oportunidades para os clientes de ambas as empresas. O escritório da Gut São Paulo é comandado pela CEO Valéria Barone e pelo CCO Bruno Brux, ambos sócios da operação.

Globant e Gut se conhecem bem, já que a agência é uma das parceiras publicitárias da consultoria há três anos. No ano passado, foi lançada a campanha “Reinventando a consultoria”, desenvolvida pela Gut Buenos Aires para a Globant (veja os filmes mais abaixo). Na ocasião do lançamento da campanha, o cofundador e CEO da Globant, Martín Migoya, falou sobre o posicionamento da empresa: “A Globant é diferente: foi concebida como uma organização nativa digital focada em reinventar negócios, nos esforçamos para proporcionar uma transformação digital extrema usando inovação, as últimas tendências e tecnologias do mercado”.

No mês passado, Anselmo Ramos e Gastón Bigio participaram do Maximídia, evento promovido por Meio & Mensagem, em São Paulo. Na ocasião, disseram que a coragem é fio condutor da jornada de ascensão da Gut, desde a criação da agência, em 2018. O foco na coragem resultou em um método de trabalho que os fundadores chamam de The Bravary Scale –uma escala, de 0 a 10, que mede a jornada de coragem dos próprios clientes.

Da garagem para o mundo

O CEO Martín Migoya fundou a Globant como uma startup, em 2003, em Buenos Aires, junto com os sócios Nestor Nocetti (vice-presidente de corporate affairs), Martín Umaran (chairman da região EMEA) e Guibert Englebienne (presidente para América Latina). Atualmetne, está sediada em Luxemburgo e, mais recentemente, tem aumentado suas aquisições de empresas que conectam tecnologia e comunicação, como a Habitant, na Espanha, a Vertic, na Dinamarca, a AdBid, na Colômbia, e a KTBO, no México.

“A tecnologia e a criatividade nunca estiveram tão intimamente ligadas como estão hoje”, afirma Migoya. “A Globant é o lugar onde a inovação, o design e a engenharia se encontram em escala, e estamos muito empolgados em trazer a agência de publicidade mais criativa do mundo para essa mistura. Com essa aquisição, seremos capazes de oferecer uma combinação única de tecnologia de ponta e ideias audaciosas às marcas desde o início do processo criativo.”

Neste ano, a Globant lançou o estúdio Globant Create, com a finalidade de combinar criatividade, marketing e mídia com inteligência artificial, dados e outras tecnologias para desenvolver estratégias de marketing para clientes como American Express, Dell, Coca-Cola, LinkedIn, Nissan e Nespresso (veja a apresentação, a seguir).

No Brasil a Globant já fez aquisições na área de tecnologia, como a Nèscara, consultoria especializada na plataforma Salesforce, fundada em 2008, em São Bernardo do Campo, em São Paulo, comprada no início deste ano. Entretanto, os negócios envolvendo a Globant no mercado nacional ocorrem há bem mais tempo: em 2012, a companhia argentina marcou sua entrada no País com a compra da TerraForum, da área de TI e softwares, mas que também oferecia serviços de marketing digital e mídias sociais.

Veja, a seguir, dois filmes da campanha criada pela Gut para a Globant, lançada em 2022:

https://www.youtube.com/watch?v=ZHj1LH3dxf0

https://www.youtube.com/watch?v=5bjNOgaxWQA

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP promove fusão entre Fbiz e Mirum a partir de 2025

    WPP promove fusão entre Fbiz e Mirum a partir de 2025

    Com o movimento, Paula Puppi, CTO do WPP, assume interinamente o comando da agência ao lado de Fernand Alphen; Paulo Loeb e Robson Ortiz deixam as operações

  • Google vai às ruas para demonstrar poder da inteligência artificial

    Google vai às ruas para demonstrar poder da inteligência artificial

    Empresa ocupa 30 mil telas de OOH para mostrar figuras criadas com ImaGen, nova ferramenta de criação de imagens do Gemini