Copa tem campanha de consumo consciente
Designer da Paraíba foi escolhido no concurso nacional da ONU para criar marca sustentável para o mundial
Designer da Paraíba foi escolhido no concurso nacional da ONU para criar marca sustentável para o mundial
Nathalie Ursini
26 de maio de 2014 - 9h40
Com intensificação do turismo no Brasil durante a Copa do Mundo, somado aos problemas já enfrentados em questões ambientais pelo País, setores públicos perceberam a necessidade de incentivar o consumo consciente e práticas sustentáveis por meio de uma campanha. Para isso, a Organização das Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), realizou um concurso nacional para elaboração do branding da campanha.
Jones Siqueira, designer da Sin Comunicação, de João pessoa (PB), foi escolhido pelo seu projeto Passaporte Verde, desenvolvido com pictogramas. "Como o público é muito diverso e a campanha será traduzida em outros idiomas, pensei em uma campanha que explorasse a linguagem universal dos pictogramas. O projeto inclui paleta de cores, padrão tipográfico, uma série de pictogramas e outros elementos que servirão de ingrediente para fazer as peças da campanha. Elas informam mesmo sem serem lidas", explica o designer.
O intuito é colocar a campanha de Siqueira nas ruas para receber os turistas da Copa. Toda a comunicação incentiva práticas sustentáveis e consumo consciente para a redução de impactos ambientais. Até o fim deste mês, as 12 cidades-sede devem receber o material junto a um manual, também de responsabilidade de Siqueira, com peças modelos e instruções de como utilizar os elementos da marca.
Confira o branding da campanha Passaporte Verde.
Jones também participou do desenvolvimento da marca "Paraíba 2014, Alegria Além do Futebo"l, criada pela Sin Comunicação para a PBTur, com o objetivo de divulgar a cidade como destino turístico no período da Copa do Mundo.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público