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DPZ relembra 40 anos com Itaú

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Comunicação

DPZ relembra 40 anos com Itaú

Confira comerciais que marcam uma das relações mais duradouras da publicidade brasileira


17 de agosto de 2012 - 9h26

 O Itaú, nascido em 1943, entrou nos anos 1970 como segundo maior banco privado brasileiro e tomou uma decisão que faria diferença no futuro: passou a investir fortemente em marketing, contratando a DPZ, agência de Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza.

A mensagem de sua primeira campanha era “Ajude o Itaú a ser o primeiro”, que deixava clara a dimensão do desafio da agência. Patrocinadora da transmissão dos Jogos de Munique de 1972, a marca foi mudada em 1973 para o formato com pontas arredondadas, criado por Petit. Um dos comerciais mais famosos dos primeiros anos foi o que envolveu o casal Rodolfo e Anita, veiculado em meados daquela década, para divulgar as máquinas do Itaú Check.

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 Na década de 1970, além dos comerciais da DPZ, o Itaú se destacava pelo marketing esportivo. O banco patrocinou a transmissão dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e iniciou o apoio ao tênis, por meio da Copa Itaú de Tênis.

Na mesma década, surge o slogan "Itaú: pode entrar que a casa é sua" e o conceito de Cheque Estrela, pelo qual clientes com estrelas passaram a ter tratamento diferenciado.

Confira abaixo alguns comerciais dos anos 1970, com a irreverência característica da DPZ, de Washington Olivetto, e da própria publicidade brasileira.

 Os anos 1980 marcam o surgimento do Banco Eletrônico – caixa eletrônico do Itaú e na expansão do banco. Foram anos de inflação alta e do Plano Cruzado, que dificultou a vida das agências bancárias e que ocasionou em muitos erros bancários na época. Mas a marca se destacou graças ao Instituto Cultural Itaú e por levar os caixas a todo País, o que inspirou a criação de um novo slogan: "O Itaú está onde você precisa". Confira abaixo, nos primeiros 30 segundos, um comercial dos chamados "anos perdidos", os anos 1980. 

 Confira abaixo mais dois comerciais dos anos 1980. No primeiro, sobre a Cesta de Poupança Itaú, é possível perceber uma auto-referência à publicidade no final, com a expressão "vender o peixe". No segundo, que tem qualidade ruim de imagem e som, o ator brinca com números para fala da conta universal.

 Nos anos 1990, época de dificuldades mas de esperanças, o Itaú reformula sua marca em 1992, dando cores a ela. Uma grande reforma mudou a identidade visual das agências, bem como de cheques e cartões. Surge a campanha "Itaú: todo dia um banco melhor para você". Em 1995, após o Plano Real, o banco muda para "Itaú: pronto para o futuro". Confira um dos últimos comerciais do "Velho Itaú":

 Abaixo, o comercial da virada do milênio, com um ano de adiantamento, de 1999 para 2000. A peça brinca com o futuro, mas erra algumas previsões. Diz, por exemplo, que o Brasil seria heptacampeão mundial na Copa de 2010, que seria sediada pelo País. Errou por quatro anos e dois títulos.

 E no novo milênio, o Itaú adota a mensagem que é a síntese da marca até hoje: "Itaú. Feito para você". Nos tempos de maior estabilidade econômica e crescimento econômico, especialmente no final da década, a comunicação se tornou mais leve.

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