Meio & Mensagem
21 de agosto de 2012 - 8h18
O debate é antigo: mais vale ser o cliente mais importante de uma agência média ou apenas mais um em uma das dez maiores do País? Se, por um lado, agências médias e pequenas alegam que dariam atendimento mais próximo a um anunciante de grande porte, pode lhes faltar músculo para dar conta do recado.
As agências de menor porte, porém, alegam ser capazes de mergulhar com mais profundidade no negócio dos clientes. E oferecem seus melhores profissionais para cumprir esse objetivo — argumento que usam, também, para cutucar as grandes agências, cujos principais executivos eventualmente não se envolvem com clientes de menor porte (e projeção). O uso dos melhores profissionais, porém, é óbvio: seu faturamento depende, e muito, desses clientes-âncora.
Recentemente, a Multi Solution sofreu com a perda da Cervejaria Petrópolis, que representava mais da metade de seu faturamento (leia mais à pág. 23). O anunciante — quarto maior do País segundo o ranking Agências & Anunciantes — seguiu para a Y&R, a maior agência do País, onde será um de seus principais clientes (ao lado de Casas Bahia e Vivo), mas não o mais importante.
Movimento semelhante, mas ainda com desfecho indefinido, é o da rede de escolas de idiomas CNA, que publicou anúncio no Meio & Mensagem informando que procura uma nova agência. Em contrapartida, oferecia um investimento em mídia anual de R$ 20 milhões e a oportunidade de “crescer com a gente”.
Mais de cem agências procuraram a empresa, em resposta ao anúncio. Entre as ações mais inusitadas para chamar a atenção do cliente, estão a entrega de um peixe à equipe de marketing (o animal foi prontamente incorporado ao time, segundo consta), um GPS destinado ao diretor de marketing e uma ação de panfletagem na porta da empresa com um sósia do presidente norte-americano Barack Obama.
Neste momento, sete agências estão sendo comunicadas da participação na concorrência, que deve ter fase única e inclui a atual detentora da conta, a Cheil.
Eduardo Duarte Zanelato
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