FleishmanHillard abre operação no Brasil
Terceira maior agência do setor de RP no mundo responderá ao Grupo InPress e inicia atividades com clientes como Philips, GoPro e Abbott
Terceira maior agência do setor de RP no mundo responderá ao Grupo InPress e inicia atividades com clientes como Philips, GoPro e Abbott
Meio & Mensagem
20 de outubro de 2014 - 10h42
O Grupo Omnicom lança no Brasil a FleishmanHillard, sua maior operação de relações públicas e a terceira maior do mundo, com receitas de US$ 551 milhões em 2013, segundo o DataCenter do Advertising Age.
No País, a agência nasce com oito clientes já atendidos pela operação global, incluindo Philips, GoPro e Abbott e terá como diretora-executiva a jornalista Junia Nogueira de Sá, que soma passagens por veículos como Folha de S.Paulo, Exame e Veja, além de ter sido assessora de comunicação de empresas como Grupo Abril, Telefônica, Volkswagen, Governo de São Paulo e, mais recentemente, Fiesp. A equipe inicial é enxuta, com 15 funcionários.
A FleishmanHillard brasileira está ligada ao Grupo InPress, presidido por Kiki Moretti. A holding faz parte da divisão Diversified Agency Services (DAS), do Omnicom, liderada na América Latina por Abaetê de Azevedo e que, entre outros negócios, inclui a empresa de marketing direto Rapp e a Ketchum, também de relações públicas. A operação local da agência de relações públicas também responderá a Jack Modzelewski, presidente para as Américas da FleishmanHillard e a Dario Cutin, diretor-executivo para a América Latina.
“A vinda da FleishmanHillard é parte dos planos de transformar o Grupo InPress no hub de agências de relações públicas do Omnicom no Brasil, além de concentrar empresas de serviços especializados. Nossa estratégia é fortalecer o grupo e torná-lo o maior de comunicação corporativa do Brasil”, explica Kiki, que tem como principal empresa em seu grupo a InPress Porter Novelli que, em julho, teve participação minoritária adquirida pelo Omnicom.
Kiki afirma que a FleishmanHillard pretende se tornar uma das principais agências do mercado, com tamanho similar ao da InPress Porter Novelli. Um dos focos de novos negócios da agência são as contas públicas, já que a traz consigo expertise no atendimento ao setor público e ONGs.
“Já tínhamos clientes em comum com o Grupo In Press, e não há dúvidas de que muitos outros vão querer trabalhar conosco no Brasil assim que souberem que a marca está chegando com força ao mercado. Queremos ser a escolha dessas corporações para atuar com elas dentro e fora do Brasil”, completa Modzelewski.
Além das duas marcas de relações públicas, o Grupo InPress é composto pela VBrand (de vídeos multiplataforma), InPress Análise & Perspectiva (mensuração) e pelos acordos operacionais com a brasiliense Oficina (relações públicas) e a carioca MediaGuide (esportes). “A holding vai crescer e o foco de lançamento de novas empresas do Grupo InPress deve envolver negócios menores e mais especializados”, afirma Kiki.
Segunda maior rede de relações públicas do Omnicom no Brasil, a Ketchum, das sócias Regina Gobbo, Rosana Monteiro e Valéria Perito, está ligada ao DAS, mas não fará parte do Grupo InPress.
A operação global da FleishmanHillard estabeleceu um acordo operacional com a CDN em 2002 para intercâmbio no atendimento a clientes dos Estados Unidos e Brasil. Desde 2009, a parceria atende a desejada conta internacional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) que, no momento, está em concorrência que envolve também a FSB, em acordo com a Burson-Marsteller (o órgão governamental exige atendimento no exterior, por isso, as agências nacionais precisam de apoio externo). Caso vençam a concorrência, o acordo entre CDN e FleishmanHillard continuará em vigor.
A InPress criou um vídeo em que explica detalhes da FleishmanHillard Brasil. Confira:
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