Assinar

Formatura com inclusão: Vult e Dendezeiro criam modelos de capelos

Buscar

Formatura com inclusão: Vult e Dendezeiro criam modelos de capelos

Buscar
Publicidade
Comunicação

Formatura com inclusão: Vult e Dendezeiro criam modelos de capelos

Campanha #RespeitaMeuCapelo, desenvolvida pela GUT, conta histórias reais de ex-universitárias negras que enfrentaram o problema da exclusão


11 de abril de 2024 - 16h26

Vult recria chapéus de formatura para pessoas negras, em resposta a um padrão que exclui a diverdidade de cabelos (Crédito: Divulgação)

Como resposta à um padrão de capelos que exclui os diferentes tipos de cabelo de pessoas negras, a Vult, marca de beleza do Grupo Boticário, fomenta o movimento #RespeitaMeuCapelo.

A ação propõe outras versões do acessório para atender a diversidade, gerando uma experiência mais inclusiva durante a formatura.

Os quatro modelos de capelos foram desenvolvidos em parceria com a Dendezeiro, composta por Hisan Silva e Pedro Batalha, CEOs e diretores criativos da marca baiana gênero e especialista na pluralidade dos corpos. A estratégia da ação foi criada pela Gut.

Entre os designs de chapéus projetados estão um modelo para cabelos com dreads ou trançados; outro para usar com longos coques, turbantes ou penteados altos; um terceiro com uma abertura circular no topo, para cabelos volumosos, crespos ou cacheados, que contém pentes para fixar; e outro para qualquer cabelo ou penteado, com uma estrutura passadeira na abertura para fixação.

O estudo realizado para o desenvolvimento do projeto apontou que, apesar do aumento de estudantes negros em universidades (400% a mais nos últimos 17 anos, segundo o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília – UnB), o capelo ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira.

A situação gera desconforto em um momento marcado pela simbologia da formatura, o que leva muitas pessoas a optarem pelo alisamento não voluntário dos cabelos, prender o chapéu com tiaras, colar o acessório na cabeça ou até mesmo desistir de usar o item.

A marca de beleza ainda planeja lançar uma nova linha de produtos, com mais de 50 itens que abrangem todos os tipos de cabelo, para apoiar ainda mais a diversidade e pluralidade de cabelos.

Com um mini-documentário, que teve a participação da Professora Dra. Joana Angélica, primeira reitora negra de uma universidade no Brasil, a Vult conta histórias de ex-universitárias que enfrentaram o problema da exclusão, recriando suas fotos de formatura como deveriam ter acontecido.

O movimento também incentiva uma ativação digital que permite aos estudantes compartilharem a hashtag da ação marcando os perfis das universidades nas quais estudam.

Assista ao filme:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público