MEC faz trocadilho com Mac em campanha

Buscar
Publicidade

Comunicação

MEC faz trocadilho com Mac em campanha

Ministério postou um tweet no qual brincou com o lanche do McDonald´s para ressaltar o Enem e foi criticado


31 de maio de 2019 - 13h19

O Ministério da Educação tentou fazer uma brincadeira e postou no perfil oficial no Twitter uma foto em que mostra a composição do Big Mac, do McDonald´s, numa relação com a familiar propaganda do sanduíche. O objetivo era chamar a atenção para a Hora do Enem, programa da TV Escola voltado para estudantes que farão o exame.

O gancho para a postagem, feita no dia 28, segundo o MEC, foi o Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado na data. O tweet do ministério conclamava o estudante a se preparar para o Enem e estampava a ilustração abaixo:

O post foi imediatamente criticado pelos usuários que interpretaram a brincadeira como um merchandising para o McDonald´s. A única resposta do MEC é que o post tinha um teor informativo e fazia link com o público jovem, ou seja, as pessoas que prestarão o Enem.

O uso de redes por entidades governamentais não é recente, mas, em geral, têm relação com suas funções. O Detran se notabilizou com o uso de redes sociais para “puxar a orelha” de celebridades que cometem infrações como dirigir e falar ao celular, não usar o cinto, mostrar o velocímetro acima do limite permitido e outras situações que colocam motoristas e pedestres em risco.

Já em 2014, a fanpage da prefeitura de Curitiba, por exemplo, era conhecida por tratar de diversos temas de forma criativa. Com isso, obtinha repercussão e interação das pessoas. Depois, com as mudanças políticas da cidade, a despeito da aceitação pelo público, a página mudou sua orientação e deixou o humor de lado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf