MEC faz trocadilho com Mac em campanha
Ministério postou um tweet no qual brincou com o lanche do McDonald´s para ressaltar o Enem e foi criticado
Ministério postou um tweet no qual brincou com o lanche do McDonald´s para ressaltar o Enem e foi criticado
Sergio Damasceno Silva
31 de maio de 2019 - 13h19
O Ministério da Educação tentou fazer uma brincadeira e postou no perfil oficial no Twitter uma foto em que mostra a composição do Big Mac, do McDonald´s, numa relação com a familiar propaganda do sanduíche. O objetivo era chamar a atenção para a Hora do Enem, programa da TV Escola voltado para estudantes que farão o exame.
O gancho para a postagem, feita no dia 28, segundo o MEC, foi o Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado na data. O tweet do ministério conclamava o estudante a se preparar para o Enem e estampava a ilustração abaixo:
O post foi imediatamente criticado pelos usuários que interpretaram a brincadeira como um merchandising para o McDonald´s. A única resposta do MEC é que o post tinha um teor informativo e fazia link com o público jovem, ou seja, as pessoas que prestarão o Enem.
O uso de redes por entidades governamentais não é recente, mas, em geral, têm relação com suas funções. O Detran se notabilizou com o uso de redes sociais para “puxar a orelha” de celebridades que cometem infrações como dirigir e falar ao celular, não usar o cinto, mostrar o velocímetro acima do limite permitido e outras situações que colocam motoristas e pedestres em risco.
Já em 2014, a fanpage da prefeitura de Curitiba, por exemplo, era conhecida por tratar de diversos temas de forma criativa. Com isso, obtinha repercussão e interação das pessoas. Depois, com as mudanças políticas da cidade, a despeito da aceitação pelo público, a página mudou sua orientação e deixou o humor de lado.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima