Momentum mais consultiva
Braço de comunicação da consultoria Integration é incorporado para tornar Momentum mais consultiva
Braço de comunicação da consultoria Integration é incorporado para tornar Momentum mais consultiva
Robert Galbraith
7 de novembro de 2011 - 1h00
A crescente necessidade de conhecer a fundo os negócios do cliente tem feito com que agências busquem caminhos alternativos para atender a demandas cada vez mais sofisticadas. Nessa linha, a Momentum anuncia nesta semana a aquisição da agência Samurai, braço da consultoria Integration focado na implementação de soluções de comunicação e marketing. Marcos Lacerda, presidente da Momentum, afirma que os 36 funcionários das áreas de planejamento, criação, produção e atendimento da Samurai serão incorporados aos quadros da empresa compradora. Apesar do fim da marca Samurai, os principais clientes continuarão sendo atendidos pela Momentum: Johnson & Johnson, Novartis, Diageo, Bristol, Kraft, Nokia, O Boticário, Gafisa, Danone e TIM. Os executivos da Samurai que assumirão cargos de direção na Momentum são Rodrigo Helcer (diretor executivo), Waldemar Bauer (criação), Fabio Acayaba (planejamento) e Ana Maria Menegaldo (atendimento). Também seguem com o grupo os gerentes de produção Rodrigo Faria e Daniela Nero.
Lacerda explica que as negociações com a Integration, consultoria brasileira com escritórios em Nova York, Londres e outros cinco cidades na América Latina, giraram em torno dos objetivos estratégicos de cada parte. Enquanto a Momentum desejava agregar inteligência — e por que não, prestígio — à sua área de consultoria, a Integration visava uma aproximação com um grupo internacional para impulsionar a própria expansão. Nesse sentido, a Momentum e seus novos contratados passam a desempenhar juntos o papel que era da Samurai, aplicando soluções desenvolvidas pela Integration para os clientes da consultoria.
Lacerda explica que o movimento faz parte de um processo iniciado há dois anos para mudar o perfil cultural da agência, com atuação cada vez mais global. Dessa forma, a empresa passa, a partir de 2012, a se configurar em quatro áreas-chave: comunicação; shopper marketing, sob a batuta da Momentum Store; marketing esportivo e entretenimento, essas duas disciplinas tocadas pela Momentum Sports. Cada uma das áreas terá uma Branding Influence Unit (BIU). “Criamos um formato em que as lideranças de cada unidade trabalham juntas para um número de clientes, fazendo filtros e decidindo o que vai ser desenvolvido dentro da agência”, explica o executivo.
Para ele, o crescimento orgânico dos últimos dois anos e o foco nesses quatro pilares facilitaram a aproximação com a Samurai. Cada um dos executivos recém-chegados executivos será deslocado para uma das quatro áreas-chave da Momentum. “Com essa aquisição, a Momentum visa ocupar um espaço mais relevante na estratégia de negócios dos nossos clientes. Juntos, teremos condições de dar recomendações estratégicas mais fortes com olhares diferentes”, explica Lacerda.
A Integration foi criada em 1995 com uma equipe formada por ex-integrantes da consultoria McKinsey. O grupo de cerca de 250 consultores era dividido entre aqueles que desenvolviam soluções para os clientes e os que as implementavam nas empresas. Com o tempo, conta Lacerda, essa equipe que trabalhava para aplicar as medidas recomendas nas empresas foi ganhando força junto aos clientes até que, em 2006, virou uma unidade independente batizada de Samurai. Com a expansão internacional da Integration, surgiu um dilema em relação a Samurai: também expandi-la ou vender a unidade para concentrar esforços na internacionalização da empresa-mãe. Venceu a segunda opção.
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