Novembro Azul: iniciativas destacam a importância da prevenção
Campanhas, exposições e iniciativas reforçam iniciativas de prevenção e combate ao câncer de próstata e jornada de saúde do homem
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Meio & Mensagem
13 de novembro de 2023 - 9h50
Ações de Novembro Azul falam sobre diagnóstico e prevenção (Crédito: Divulgação)
O Novembro Azul é marcado como o mês nacional de prevenção e combate ao câncer de próstata. Dessa forma, a data é parte do calendário brasileiro de tratamento à doença e reforça a importância de exames para a descoberta e tratamento.
Para estimular essa agenda, as marcas entram na conversa sobre saúde e promovem iniciativas de conscientização. Dentre essas, campanhas, exposições e iniciativas fazem parte do portfólio de comunicação das empresas. Confira algumas dessas iniciativas.
O SBT, através da plataforma SBT do Bem, convidou o apresentador Celso Portiolli para protagonizar o Break da Prevenção. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre os cuidados e prevenção ao câncer de próstata.
Assim, a comunicação foi realizada em parceria com a WMcCann e vem sendo divulgada em todas as mídias proprietárias do SBT, incluindo TV e plataformas digitais. Além disso, durante o Programa Silvio Santos será exibido um episódio especial no quadro “Câmeras Escondidas” como parte do apoio à campanha.
O Porta dos Fundos contou com Antonio Fagundes para trazer uma abordagem diferenciada para a campanha de Novembro Azul. Utilizando uma linguagem popular para se referir ao ânus, o ator explica que o exame é a melhor forma de se prevenir da doença. O foco da campanha é combater o preconceito acerca da realização do exame sobre a sexualidade. “Isso é um mito”, diz o ator, no vídeo.
Ao final, o filme sobre o Novembro Azul indica que pessoas com próstata com mais de 45 anos precisam fazer o exame. Além disso, alerta que a única forma de garantir a cura da doença é a partir do diagnóstico precoce.
A Sabin estreia a campanha Cores da Prevenção. A comunicação tem como objetivo falar sobre prevenção através de exames. Com foco nas três principais datas de saúde do ano (outubro rosa, novembro azul e dezembro vermelho) o mote da campanha é um convite aos consumidores para apoiarem a causa. As peças foram desenvolvidas pela Jones.
Já a Estação Tamanduateí, da CPTM recebe a exposição de Novembro Azul. Organizada pelo artista Rinaldo Escudeiro com produção artística de Maurício Coutinho, as obras refletem a jornada de saúde do homem.
As telas expostas contem informações e recomendações médicas sobre como levar uma vida mais saudável. Para alertar sobre a prevenção, a exposição fica disponível até o dia 17 de novembro.
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