O que há por trás de campanha da Vans produzida no Brasil
Filme desenvolvido pela produtora Bolovo foi idealizado e produzido para o lançamento da colorway do Skate Old Skool com o skatista profissional brasileiro Vi Kakinho
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Giovana Oréfice
19 de novembro de 2024 - 6h00
No início de novembro, a Vans Brasil apresentou um vídeo de campanha 100% brasileiro, assinado pela produtora Bolovo.
O filme foi pensado e produzido para divulgar o lançamento de uma coleção entre a marca de skatewear e o skatista brasileiro Vi Kakinho, parte do time de skatistas Vans e filho do também skatista Léo Kakinho. Essa já é a quinta produção de colorway local da Vans Brasil.
A coleção conta com camisetas, meias e um tênis Skate Old Skool na cor desenvolvida pelo time de produtos da Vans Brasil em parceria com o skatista. Os itens já estão disponíveis nas lojas físicas da marca no país, bem como multimarcas e por meio do e-commerce via site e aplicativo. Ao todo, serão disponibilizados 1,3 mil pares do calçado.
O filme, gravado em Florianópolis, Santa Catarina, busca unir os três universos presentes na vida de Vi Kakinho, sendo eles o skate, os Piratas e seu lifestyle. Confira:
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“A Vans é uma marca de skate, que coloca essa cultura e cena no centro de todas as tomadas de decisão da marca. Pensamos que a Vans se tornou uma marca de lifestyle e streetwear a partir da grande influência do skate”, comenta Pietro Giovanelli, diretor de marca da Vans. De acordo com o executivo, todas as frentes de comunicação da marca estão alinhadas aos pilares de esportes de ação, como skate, surf e bmx, bem como música, arte e design.
O plano de mídia da campanha inclui estratégias nacionais de mídia paga no digital, bem como regionais, com foco em Florianópolis. Para a cidade, especificamente, a Vans Brasil desdobra a ação em peças de out-of-home em pontos de ônibus e outros formatos digitais.
A marca norte-americana desembarcou no Brasil na década de 1990, muito impulsionada pela popularidade do skate no país. Naquela época, os produtos eram importados por lojas especializadas.
Em 2015, V&F, detentora de marcas como The North Face, Timberland e Kipling, adquiriu a Vans – e o negócio abriu portas para a chegada ao País. Desde 2019, a Vans é distribuída exclusivamente pelo grupo Arezzo&Co (atual Azzas 2154, resultado da fusão entre Arezzo&Co e o Grupo Soma neste ano).
No Brasil, segundo Giovanelli, a Vans busca entender e nos aproximar da comunidade criativa. O intuito é garantir que as ações estejam sempre alinhadas com as necessidades e desejos do público local – que além de prezar pela qualidade e comparação de preços e opções do mercado, busca autenticidade e diferenciais em produto.
“O consumidor da Vans no Brasil é um público conectado e exigente, com um forte interesse no universo do skate, lifestyle e das tendências de moda”, descreve o diretor. “Esse perfil conhece bem as principais movimentações culturais e de estilo tanto no cenário local quanto internacional, sempre atento a tendências e novidades no mundo dos sneakers”.
Desde 2019, a Vans Brasil passou de quatro para 52 lojas – das quais 20 são franquias – em diversas regiões do Brasil. Segundo Giovanelli, a marca continuou se expandindo mesmo durante o período de pandemia.
Para os próximos cinco anos, há a intenção de chegar a 75 unidades – sendo nove inauguradas já no ano que vem. O executivo explica que o plano de expansão visa cobrir o máximo possível do território nacional, mas com foco especial nas regiões Norte e Nordeste.
“Esse crescimento da marca no Brasil até aqui é, sem dúvida, muito bem visto pelo global, que entende que o País ainda possui muito potencial para receber novos investimentos e expandir o negócio”, acrescenta o diretor.
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