Assinar

Publicidade oculta na web entra na mira

Buscar

Publicidade oculta na web entra na mira

Buscar
Publicidade
Comunicação

Publicidade oculta na web entra na mira

Agência Federal de Consumo dos EUA alertou influenciadores a deixarem claro os anúncios em suas postagens


15 de agosto de 2016 - 9h13

A Agência Federal de Consumo dos EUA alertou celebridades e influenciadores que cobram para posts e ações patrocinadas em suas redes que elas devem ser transparentes em relação ao fato de a ação ser paga. O órgão americano afirmou que não é suficiente utilizar uma hashtag ou informar a ação no pé de uma foto, por exemplo, o aviso deve ser feito da forma mais clara possível.

O alerta vale para Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat ou quaisquer outras plataformas. Caso a recomendação não seja seguida as autoridades locais dos Estados Unidos ameaçaram tomar medidas. O principal objetivo dos reguladores é acabar com os abusos nas centenas de anúncios ocultos que circulam pela internet. Um levantamento da Captiv8, agência especializada em influenciadores, mostra que US$ 250 milhões são movimentados por mês em publicidade oculta na web.

Há um mês, por exemplo, a Justiça americana promoveu uma ação contra a Warner Brothers por sua divisão de entretenimento não ter revelado o pagamento a influenciadores para darem opiniões positivas sobre o jogo Middle Earth: Shadow of Mordor, baseado em O Senhor dos Anéis.

De acordo com Ana Brambilla, especialista em conteúdo digital, as redes sociais colocam mídia, público e líderes de opinião no mesmo espaço, com um poder de fala muito semelhante. “É natural que ocorram confusões sobre a natureza dos posts. O que não é natural é voltarmos um século e tentarmos vender uma ideia ou um produto disfarçado de conteúdo espontâneo”, diz a especialista. Ainda de acordo com Ana Brambilla, o público não é mais o mesmo e o potencial crítico das pessoas se desenvolveu. “Mas a overdose de informações diárias que circula nas redes gera ruído e, nessa hora, a clareza de propósitos é uma brilhante aliada”, conclui.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público