Assinar

Publicis amplia recortes de diversidade na 5ª edição do projeto Entre

Buscar

Publicis amplia recortes de diversidade na 5ª edição do projeto Entre

Buscar
Publicidade
Comunicação

Publicis amplia recortes de diversidade na 5ª edição do projeto Entre

Projeto, que tem como objetivo trabalhar a formação de criativas, quer destinar maior parte das vagas a mulheres pretas, indígenas e trans


23 de maio de 2023 - 15h58

Publicis abre inscrições para a 5ª edição do projeto Entre (Crédito: Divulgação)

A Publicis inicia o processo seletivo para a 5ª edição do Entre. O projeto, que pelo segundo ano consecutivo conta com a consultoria do Carreira Preta, tem como objetivo trabalhar a formação de criativas para o mercado de trabalho.

Dessa vez, além da questão de gênero, o projeto se volta a outras camadas de diversidade e inclusão. Para 2023, a agência traz mais vagas afirmativas com um espaço de 85% destinado a mulheres pretas e indígenas e 10% para mulheres trans.

O curso teve início em 2018 e já formou 120 profissionais, que atuam na área de criação e em outros departamentos de agências e anunciantes. Atualmente, ex-alunas do Entre se encontram em empresas como AlmapBBDO, DPZ, FCB Brasil, Coca-Cola, Nubank, Natura, Ambev, além da própria Publicis.

A ideia da agência é formar mais profissionais para o mercado publicitário, além de equiparar as diferenças entre homens e mulheres dentro do setor criativo das agências. “A maior das importâncias é ser representação. Repensamos que tipo de conteúdo precisamos entregar para as meninas do Entre. É um esforço coletivo”, pontua Deh Bastos, diretora de criação da Publicis e liderança criativa do Entre.

Conteúdo e curso na Publicis

Ao longo de sua existência, o Entre passou por algumas mudanças. A princípio era um curso totalmente presencial, mas, com a pandemia, teve de sofrer uma adaptação, tornando-se totalmente online. Depois disso, o projeto adotou o modelo híbrido, com a combinação de aulas remotas e presenciais.

A equipe de criação da agência estruturou m alguns pilares para a composição das aulas, que são distribuídas em oito semanas, cada uma com um tópico. O primeiro deles explica sobre o funcionamento da agência e seus departamentos.

Depois, as estudantes se encontram com o RH. Então, entram as aulas com uma profissional criativa, que propõe dinâmicas que tratam a publicidade desde o seu princípio mais básico, com toda a inserção no mundo publicitário e fluxo de trabalho.

Por fim, a Publicis propõe um desafio para que as alunas trabalhem com um briefing. Para a conclusão de curso, esse trabalho é apresentado para o board da agência. Nesta edição, a intenção é trazer clientes que devem ajudar na avaliação dos trabalhos.

Mentoria e inteligência emocional

Juntamente com essa grade, a Publicis apresenta a trilha carreira, em parceria com o Carreira Preta. Nessas aulas, as profissionais trabalham carreira consciente com base em três pilares.: trajetória consciente, que atua com base em questões sobre a trajetória de cada uma; consciência de conduta, que apresenta um aspecto emocional e, o último, consciência de performance, com indicações a respeito do  melhor momento de falar, de se posicionar, como uma mentoria de inteligência emocional.

Para Meire Rose, consultora e mentora do Carreira Preta, essa técnica ajuda a trabalhar o suporte emocional e mostrar o propósito dessas mulheres em suas carreiras. “É necessário suportar emocionalmente as nossas carreiras, os desafios. Temos que ter força e respirar para não desistir. Saber a hora de comprar a briga, conseguimos dar apoio ao programa”, afirma.

Diversidade de dentro para fora

Para efetivar as ações do Entre, a Publicis propõe, junto com o Carreira Preta, que as lideranças também participem do processo de educação. A empresa pensa em como a agência receberá essas profissionais. Para isso, realiza workshops para os líderes dos departamentos sobre como a experiência no mercado de trabalho ajudará através do walk through.

A intenção é fazer com que o aporte de conhecimento e preparo seja direcionado às lideranças também. No ano passado, 12 profissionais foram impactados dentro da agência. “Queremos direcionar essas meninas através do Carreira Preta e usando a nossa rede para transformar a carreira profissional delas”, afirma Priscilla Turbio, executiva e gestora de projetos do Carreira Preta.

Além disso, liderados pela diretora executiva de criação da Publicis e líder do Entre, Dani Ribeiro, o logo do projeto foi repensado. O rebranding tem como objetivo trazer modernidade e ser convidativo, para que a nova geração de profissionais queira participar do projeto. “Fizemos um reboot no logo do Entre. Trouxemos um olhar mais moderno mostrando que a porta pode ser representado de várias formas. O botão do enter é o que sintetiza a ideia”, explica.

Publicis abre inscrições para o Entre

A Publicis abriu nesta terça-feira, 23, as inscrições para o processo seletivo da nova edição do Entre. O Carreira Preta auxiliará na escolha dos 90 perfis. A seleção é feita por meio de um videocase que as candidatas devem mandar após  a inscrição. A agência selecionará 30 profissionais para participar do projeto e as aulas começam no dia 19 de julho. O concurso é aberto a mulheres de todo o País.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público