Publicis amplia recortes de diversidade na 5ª edição do projeto Entre
Projeto, que tem como objetivo trabalhar a formação de criativas, quer destinar maior parte das vagas a mulheres pretas, indígenas e trans
Publicis amplia recortes de diversidade na 5ª edição do projeto Entre
BuscarPublicis amplia recortes de diversidade na 5ª edição do projeto Entre
BuscarProjeto, que tem como objetivo trabalhar a formação de criativas, quer destinar maior parte das vagas a mulheres pretas, indígenas e trans
Valeria Contado
23 de maio de 2023 - 15h58
A Publicis inicia o processo seletivo para a 5ª edição do Entre. O projeto, que pelo segundo ano consecutivo conta com a consultoria do Carreira Preta, tem como objetivo trabalhar a formação de criativas para o mercado de trabalho.
Dessa vez, além da questão de gênero, o projeto se volta a outras camadas de diversidade e inclusão. Para 2023, a agência traz mais vagas afirmativas com um espaço de 85% destinado a mulheres pretas e indígenas e 10% para mulheres trans.
O curso teve início em 2018 e já formou 120 profissionais, que atuam na área de criação e em outros departamentos de agências e anunciantes. Atualmente, ex-alunas do Entre se encontram em empresas como AlmapBBDO, DPZ, FCB Brasil, Coca-Cola, Nubank, Natura, Ambev, além da própria Publicis.
A ideia da agência é formar mais profissionais para o mercado publicitário, além de equiparar as diferenças entre homens e mulheres dentro do setor criativo das agências. “A maior das importâncias é ser representação. Repensamos que tipo de conteúdo precisamos entregar para as meninas do Entre. É um esforço coletivo”, pontua Deh Bastos, diretora de criação da Publicis e liderança criativa do Entre.
Ao longo de sua existência, o Entre passou por algumas mudanças. A princípio era um curso totalmente presencial, mas, com a pandemia, teve de sofrer uma adaptação, tornando-se totalmente online. Depois disso, o projeto adotou o modelo híbrido, com a combinação de aulas remotas e presenciais.
A equipe de criação da agência estruturou m alguns pilares para a composição das aulas, que são distribuídas em oito semanas, cada uma com um tópico. O primeiro deles explica sobre o funcionamento da agência e seus departamentos.
Depois, as estudantes se encontram com o RH. Então, entram as aulas com uma profissional criativa, que propõe dinâmicas que tratam a publicidade desde o seu princípio mais básico, com toda a inserção no mundo publicitário e fluxo de trabalho.
Por fim, a Publicis propõe um desafio para que as alunas trabalhem com um briefing. Para a conclusão de curso, esse trabalho é apresentado para o board da agência. Nesta edição, a intenção é trazer clientes que devem ajudar na avaliação dos trabalhos.
Juntamente com essa grade, a Publicis apresenta a trilha carreira, em parceria com o Carreira Preta. Nessas aulas, as profissionais trabalham carreira consciente com base em três pilares.: trajetória consciente, que atua com base em questões sobre a trajetória de cada uma; consciência de conduta, que apresenta um aspecto emocional e, o último, consciência de performance, com indicações a respeito do melhor momento de falar, de se posicionar, como uma mentoria de inteligência emocional.
Para Meire Rose, consultora e mentora do Carreira Preta, essa técnica ajuda a trabalhar o suporte emocional e mostrar o propósito dessas mulheres em suas carreiras. “É necessário suportar emocionalmente as nossas carreiras, os desafios. Temos que ter força e respirar para não desistir. Saber a hora de comprar a briga, conseguimos dar apoio ao programa”, afirma.
Para efetivar as ações do Entre, a Publicis propõe, junto com o Carreira Preta, que as lideranças também participem do processo de educação. A empresa pensa em como a agência receberá essas profissionais. Para isso, realiza workshops para os líderes dos departamentos sobre como a experiência no mercado de trabalho ajudará através do walk through.
A intenção é fazer com que o aporte de conhecimento e preparo seja direcionado às lideranças também. No ano passado, 12 profissionais foram impactados dentro da agência. “Queremos direcionar essas meninas através do Carreira Preta e usando a nossa rede para transformar a carreira profissional delas”, afirma Priscilla Turbio, executiva e gestora de projetos do Carreira Preta.
Além disso, liderados pela diretora executiva de criação da Publicis e líder do Entre, Dani Ribeiro, o logo do projeto foi repensado. O rebranding tem como objetivo trazer modernidade e ser convidativo, para que a nova geração de profissionais queira participar do projeto. “Fizemos um reboot no logo do Entre. Trouxemos um olhar mais moderno mostrando que a porta pode ser representado de várias formas. O botão do enter é o que sintetiza a ideia”, explica.
A Publicis abriu nesta terça-feira, 23, as inscrições para o processo seletivo da nova edição do Entre. O Carreira Preta auxiliará na escolha dos 90 perfis. A seleção é feita por meio de um videocase que as candidatas devem mandar após a inscrição. A agência selecionará 30 profissionais para participar do projeto e as aulas começam no dia 19 de julho. O concurso é aberto a mulheres de todo o País.
ENTRE DO JEITO QUE VOCÊ É. O ENTRE é o curso para formação de criativas da Publicis. Com aulas gratuitas para mulheres que cursam Publicidade e sonham em trabalhar com Criação Publicitária. Faça como Bianca: entre. As inscrições estão abertas: https://t.co/Fs6SNZDSA4 pic.twitter.com/w4GusBt4Vj
— Publicis Brasil (@publicisbrasil) May 23, 2023
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público