Comunicação
Publicidade ainda carece de representatividade
Levantamento da Elifegroup em parceria com a SA365 mostra que o aumento de pessoas pretas e pardas em anúncios digitais foi de apenas 4% em 2020
Publicidade ainda carece de representatividade
BuscarPublicidade ainda carece de representatividade
BuscarLevantamento da Elifegroup em parceria com a SA365 mostra que o aumento de pessoas pretas e pardas em anúncios digitais foi de apenas 4% em 2020
19 de novembro de 2021 - 18h17
A representatividade na publicidade já é pauta há um bom tempo, contudo ainda faltam ações que coloquem a discussão na prática. Segundo pesquisa da Elifegroup com a SA365, a virada de ano de 2019 para 2020 representou um aumento de 4% na inclusão de pessoas pretas e pardas na publicidade brasileira. Além disso, as empresas identificaram, por meio da análise de 1902 posts das 50 marcas dos 20 maiores anunciantes do País, que a inclusão desse grupo não aumentou em novembro — mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.
A análise foi feita entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado no Instagram e Facebook. O mês de abril contou com 95 publicações e maio com 98. Segundo as companhias, o aumento pouco significativo continua sendo mais relevante do que a queda do número de pessoas pretas e pardas na publicidade em novembro, que registrou queda. O contraste com a representação de pessoas brancas no ambiente digital por parte das marcas é alto, com 74% dos posts representando essa amostra.
Um dado que chama a atenção é a estereotipagem da figura da pessoa negra em propagandas. No período do Carnaval, é possível identificar um aumento dessa representatividade em campanhas que mostram imagens de mulheres negras durante as festividades. Além disso, mesmo que 48% dos posts do setor financeiro tenham representação, boa parte deles se destina à temática do auxílio emergencial, indicando que a população é vista sob o escopo da vulnerabilidade social e econômica.
Segundo Aline Araújo, gerente de projetos da Elife, o estudo da presença de pessoas negras na comunicação passa por dois problemas: o da subrepresentação e a falta de protagonismo. “Certamente a imagem da marca é um reflexo da companhia e dos seus tomadores de decisões, por isso é tão importante trazer o debate sobre o assunto diretamente associado à representatividade dentro das empresas, sobretudo nos cargos de liderança”, declarou a executiva em comunicado.
Contudo, também é possível notar avanços. O setor de higiene pessoal e beleza, sobretudo na publicidade de maquiagens e produtos para cabelo, inclui mulheres negras em suas postagens. As marcas do segmento têm voltado olhares para cabelos crespos, enrolados e ondulados, além de produtos destinados para a pele negra.
*Crédito da imagem do topo: Lyonstock/shutterstock
Compartilhe
Veja também
Zé Delivery amplia rivalidade entre torcedores cariocas
Campanha conta com Petkovic, Donizete, Fred e Jefferson, e promete cashback para os sócios-torcedores
Outback quer transformar golpes em brindes reais para o público
Rede de restaurantes oferecerá Bloomin’ Onion, Havana Thunder ou Cinnamon Oblivion gratuitamente na compra de 1 aperitivo ou prato principal