Ricardo John é novo sócio da agência Isla
Ex-CEO da FCB entra para a sociedade da rede independente, que tem escritórios em Buenos Aires, São Paulo e Cidade do México e atende clientes como Gatorade e Epson
Ex-CEO da FCB entra para a sociedade da rede independente, que tem escritórios em Buenos Aires, São Paulo e Cidade do México e atende clientes como Gatorade e Epson
Alexandre Zaghi Lemos
8 de abril de 2024 - 6h00
Ricardo John, que até o final do ano passado era CEO da FCB Brasil, é o novo sócio da Isla, agência independente que tem escritórios em São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.
Ele passa a ocupar o posto de CEO no Brasil e a compor a sociedade ao lado dos criativos argentinos Rodrigo Grau, Mariano Serkin e Ariel Serkin, que fundaram a empresa em 2018. Todos fizeram carreira anterior em grandes redes, sendo que Grau atuou nos escritórios brasileiros da David e da J. Walter Thompson, quando dividiu a chefia da criação com John. Também integra a sociedade da agência desde o início a argentina Solange Ricoy, fundadora da consultoria de branding Alexandria e da agência de design Pharus.
“Estou retomando minha essência. Sou um criativo, é o que eu amo fazer, e, justamente por isso, é o que faço de melhor. A Isla é uma agência fundada por estrategistas e criativos que querem continuar sendo estrategistas e criativos”, frisa John, que passou os últimos 20 anos atuando como CCO e CEO em grandes redes globais, como FCB e J. Walter Thompson, onde atuou de 2011 a 2019 — quando houve a fusão com a Wunderman.
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Após início da operação na Argentina, a Isla expandiu, em 2021, para México e Brasil. Em São Paulo, divide com Alexandria e Pharus um escritório na região da Praça Benedito Calixto, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. “Acredito que estamos num lugar privilegiado para ajudar marqueteiros a encontrar soluções de negócio através da comunicação, pois, com a intimidade com a Alexandria, conseguimos eliminar um atrito muito conhecido por todos eles que é a tradução de uma estratégia de branding em uma campanha publicitária”, diz John. “Estratégia sem criatividade é apenas um sonho. Criação sem estratégia é apenas divertimento. Mas estratégia aliada à criatividade pode mudar a história de uma marca”, complementa Solange.
Em suas três bases, a Isla soma cerca de 60 funcionários, que podem atuar em projetos conduzidos por qualquer escritório. No Brasil, os principais clientes são a marca Gatorade, da PepsiCo, a fintech Plusdin e a Epson. Na Argentina e no México, além de Gatorade a agência atende Pepsi, Amazon, Ariel e YPF, entre outros.
Segundo John, a relação com clientes segue três premissas: senioridade, profundidade e intimidade. “Ressalto aqui a intimidade pois os melhores trabalhos nascem das melhores relações, e ninguém tem mais do que cinco grandes amigos, não é mesmo? Se quisermos ser parceiros estratégicos de nossos clientes, não podemos nos dar ao luxo de sermos gananciosos”, frisa, em referência aos planos de conquistas de novas contas.
Anteriormente, o posto de CEO da Isla Brasil foi ocupado por Martin Montoya, que se desligou da empresa e acaba de abrir a consultoria Truths, em sociedade com a profissional de planejamento Sabrina Guzzon. Anteriormente, Montoya presidiu agências como WMcCann, Edelman, Cheil e BCW.
Na FCB Brasil, após a saída de Ricardo John, a rede anunciou, em janeiro, a chegada de Paulo Fogaça para o posto de CEO.
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