Paulo Fogaça é o novo CEO da FCB Brasil

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Comunicação

Paulo Fogaça é o novo CEO da FCB Brasil

Depois de um ano à frente da Dentsu Creative nos EUA, profissional retorna ao País para comandar agência do grupo IPG


24 de janeiro de 2024 - 14h58

Paulo Fogaça

Paulo Fogaça, CEO da FCB Brasil e Tyler Turnbull, CEO global da FCB (Crédito: Ariel Martini)

A FCB Brasil tem um novo CEO: Paulo Fogaça assume o comando da agência a partir de fevereiro. Com isso, deixou o posto de CEO da Dentsu Creative nos EUA, onde ficou por um ano.

O profissional substitui Ricardo John, que deixou a agência no final de dezembro de 2023 depois de quatro anos e meio na posição.

Fogaça se reportará diretamente a Tyler Turnbull, CEO global da FCB, que está no Brasil para apresentar a nova liderança ao time local.

“Para a FCB, o negócio é a criatividade e a criatividade é o negócio. Com isso em mente, eu e Susan [Credle, CCO global e presidente da FCB] conversamos com muitos talentos, dos EUA e do Brasil, mas o nome de Paulo continuava martelando na minha cabeça. Ele tem um background que é indispensável para a FCB enquanto negócio”, afirma.

Nos últimos dias, Tyler e e Paulo conversaram com diversos clientes da FCB, e, nesta quarta-feira, aconteceu um encontro de toda a equipe na sede da agência, em São Paulo.

“O convite da FCB é um alinhamento do que quero para a minha carreira. Tudo sempre começa com as pessoas. Quando comecei a fazer as entrevistas, fiquei entusiasmado com a visão do Tyler, da Susan, do time brasileiro. Quero trabalhar com esses tipos de pessoas, que trabalham juntas com o mesmo objetivo”, afirma Paulo.

Trajetória multicultural

A experiência de Paulo no mercado norte-americano é muito anterior à Dentsu: ele foi para os EUA em 2007 para cuidar de algumas contas da Ogilvy (como Motorola e marcas regionais e globais de Coca-Cola) e chegou a responder como managing director da agência em Nova York.

De 2014 a 2019, atuou como COO global e managing director da David — ficaram sob sua alçada os escritórios de Miami, Toronto, México, São Paulo e Buenos Aires. Na sequência, fez parte do time fundador da Gut, da qual foi sócio e onde também respondeu como chefe de operações globalmente, por dois anos e meio.

Ele se envolveu em campanhas como “Google Home of the Whopper”, para Burger King, e “Wiener Stampede”,  de Heinz, ambas criadas pela David Miami. Já entrou para as listas “40 Under 40”, do Advertising Age, e “50 & Young Influentials”, do Adweek.

A carreira de Paulo começou do lado do cliente, como assistente de marketing da Ambev. Natural de Ribeirão Preto, a transição para o lado de agência já se deu no exterior, quando estava morando em Paris, na França. Lá, trabalhou na Euro RSCG 4D, do grupo Havas, onde atendeu os clientes Nokia, Ambev e Sadia, além de ter coordenado Citröen na França e na América do Norte.

“Desde cedo quis ter um mix de culturas, por curiosidade e por querer aprender. Não tenho um único estilo, sou uma colcha de retalhos das culturas às quais tive acesso. Isso me traz uma oportunidade de ter uma perspectiva muito bem informada e uma capacidade crítica. É quando a gente se afasta das nossas raízes que a gente adquire isso”, comenta Paulo.

 

 

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