Douglas Bernardt, Irmãs Fridman e Nogari: novos talentos da produção
Criativos e produtores das principais agências do País elegem os jovens profissionais que têm se destacado na direção de filmes publicitários
Douglas Bernardt, Irmãs Fridman e Nogari: novos talentos da produção
BuscarDouglas Bernardt, Irmãs Fridman e Nogari: novos talentos da produção
BuscarCriativos e produtores das principais agências do País elegem os jovens profissionais que têm se destacado na direção de filmes publicitários
Meio & Mensagem
19 de setembro de 2019 - 12h04
Por Alexandre Zaghi Lemos, Isabella Lessa, Karina Balan Julio e Renato Rogenski
Pela terceira vez, o Meio & Mensagem publica um levantamento sobre o mercado de produção publicitária no Brasil — as anteriores foram realizadas em março de 2011 e setembro de 2016. A lista de novos talentos é, naturalmente, a que traz mais novidades: são sete diretores, duplas ou trios que nunca haviam figurado nos rankings. Aclamado após o Grand Prix de Entertainment for Music do Cannes Lions 2019 pelo clipe “Bluesman”, criado pela AQKA e Coala.lab para o álbum homônimo do rapper Baco Exu do Blues, o diretor Douglas Bernardt, do casting da Stink, encabeça as novidades liderando com folga na preferência de criativos e produtores das grandes agências.
Além de Douglas, aparecem pela primeira vez: a dupla Irmãs Fridman (2º), da Alice Filmes; Fernando Nogari (3º), da Iconoclast; o trio We are Magnolias (5º), da Landia; Rafael Kent (6º), da Cave; Nixon Freire (8º), da Spray; e Pedro Giomi (9º), da Barry Company. Os demais três mencionados no ranking de novos talentos já apareceram na mesma lista em 2016, mas com uma curiosidade. João Papa e Manu Mazzaro figuraram como dupla na edição anterior, se separaram no ano passado, mas se mantiveram, os dois, entre os novos talentos. Papa se manteve na Barry Company e ocupa a quarta posição no ranking atual. Mazzaro seguiu carreira solo na Saigon, e aparece no sétimo lugar.
Fechando a lista, a diretora Lua Voigt manteve a décima colocação, agora como parte do casting da Delicatessen. Lua é uma das seis diretoras que aparecem em destaque neste levantamento de 2019, o que significa um avanço em relação a 2016, quando havia apenas três mulheres. As outras são Lina e Maira, da dupla Irmãs Fridman, e o trio We are Magnolias: Barbara Sassen, Nate Rabelo e Valentina Baisch.
Na semana de 26 a 30 de agosto, a reportagem ouviu 95 criativos que ocupam posições de presidentes, vice-presidentes ou diretores e líderes das áreas de produção e RTV — os nomes de todos estão nesta página, mais abaixo. A partir de lembranças espontâneas, cada um pode apontar até cinco diretores de filmes publicitários atuantes no Brasil. Os participantes enviaram suas listas por ordem de preferência, para que a reportagem pudesse dar peso maior aos primeiros e finalizasse os rankings por pontos, atribuindo 5 pontos para os indicados em primeiro lugar, 4 para os segundos, 3 para os terceiros, e assim sucessivamente. As indicações de cada profissional ouvido não serão divulgadas separadamente, apenas o consolidado final de todos os votantes. Ao todo, os entrevistados mencionaram 143 novos talentos na direção de filmes. Confira, a seguir, os dez mais pontuados.
1ª Douglas Bernardt/ Stink (116 Pontos)
Filho dos donos de uma extinta videolocadora em Porto Alegre, Douglas Bernardt cresceu quase que literalmente no universo dos filmes e se apaixonou ainda criança pelo cinema. Também pisou bem cedo nos sets de filmagem, aos 16 anos, primeiro como estagiário de pesquisas, depois como assistente de direção na produtora Zeppelin. Antes de chegar à Stink, estudou direção de fotografia na School of Visual Arts, em Nova York. Em 2019, sua carreira mudou de patamar com o clipe “Bluesman” (assista abaixo), criado pela AQKA e Coala.lab para o álbum homônimo do rapper Baco Exu do Blues, e que conquistou o Grand Prix de Entertainment for Music do Cannes Lions.
2ª Irmãs Fridman/ Alice Filmes (70 Pontos)
As irmãs Lina e Maira possuem um histórico na direção de arte no mercado audiovisual: fizeram conteúdo e campanhas para marcas como Burger King, Coca-Cola e Nestlé. Começaram a se interessar pelo audiovisual ainda pequenas, no estúdio fotográfico do pai e no ateliê de artes da mãe. Na Alice Filmes desde agosto de 2017, a dupla foi premiada com Prata no Young Directors Award, no Cannes Lions 2019, pelo filme “Boneca” (assista abaixo), da Wieden + Kennedy para Nike.
https://www.youtube.com/watch?v=6Z5ugcnrwSw
3ª Nogari/ Iconoclast (63 Pontos)
Fernando Nogari é artista visual, diretor de cena e concluiu seu mestrado em direção pela Film Factory, em Sarajevo, sob orientação do cineasta húngaro Béla Tarr. Representado pela Iconoclast, já produziu filmes para marcas como Natura, Avon, Itaú, Apple, Vivo, Nike, Bradesco e Smirnoff. O diretor também teve seus trabalhos exibidos em diversos festivais de cinema e desenvolveu parcerias com instituições como o Museu da Imagem e do Som, Instituto Moreira Salles e com o Bergman Center, na Suécia. Um de seus filmes mais recentes, dirigido ao lado de Ian Ruschel, é “Mundo mais bonito” (assista abaixo), com criação da Africa para a Natura.
4ª João Papa/ Barry Company (44 Pontos)
Com passagens pela Pródigo e pela Fulano, João Papa atua como diretor de filmes da Barry Company há quase cinco anos. Até o ano passado, formava dupla com Manu Mazzaro, que foi para a Saigon. É de Papa a direção de “#FomedeMc” (assista abaixo), comercial criado pela DPZ&T para o McDonald’s. Ele também dirigiu clipes da Anitta, como “Não perco meu tempo” e “Juego”. Segundo Papa, na publicidade ainda há espaço para produções que não sejam pré-roteirizadas e demasiado formatadas: “Dentro das limitações há uma infinidade de criações possíveis”.
5ª We Are Magnolias/ Landia (42 Pontos)
A dupla de diretoras Barbara Sassen e Nate Rabelo e a produtora executiva Valentina Baisch definem o trio como um coletivo de cinema de arte, que busca imprimir, por meio de olhares femininos, atmosferas sensoriais e de sentimentos. As profissionais já dirigiram comerciais como “Frases”, da AlmapBBDO para O Boticário, e “Escuta as Minas” (assista abaixo), da CuboCC para Spotify. Antes da Landia, foram representadas pela Hungry Man.
6ª Rafael Kent/ Cave (41 Pontos)
Para o carioca Rafael Kent, tornar-se diretor de cena não foi um caminho planejado. Formado em turismo e design gráfico, ele atuou como produtor e fotógrafo de bandas independentes, bagagem que o levou a dirigir seus primeiros videoclipes e o aproximou do audiovisual. Em 2015, passou a se dedicar totalmente à direção publicitária, em produtora como Trator e Spray. Atualmente é sócio da Cave. Em 2017, quando filmava pela Corazon, conquistou Bronze no Glass Lion, em Cannes, com “Meninas Fortes” (assista abaixo), da Ogilvy para Nescau, da Nestlé.
7ª Manu Mazzaro/ Saigon (40 Pontos)
Com 16 anos de carreira, Manu Mazzaro integra o time de diretores da Saigon desde março do ano passado. Antes, formava dupla com João Papa na Barry Company. Em maio, ganhou 1 Ouro em cinematografia e 1 Prata em direção na área de Film Craft do Wave pelo filme “Desconhecido”, da FCB para CCSP. Um dos filmes dirigidos por Mazzaro neste ano é “Águas de Março” (assista abaixo), da DPZ&T para Kaiak Ultra, da Natura.
8ª Nixon Freire / Spray (37 Pontos)
O diretor Nixon Freire aprendeu o ofício na prática, colocando a mão na massa ao lado de profissionais experientes do audiovisual. Aos poucos foi conquistando seu espaço ao dirigir desde videoclipes até campanhas de impacto social. Entre seus projetos estão “Inequality Balls” (assista abaixo), da Africa para ESPN, e “Braille Bricks”, da Lew’Lara\TBWA para Fundação Dorina Nowill — ambos premiados em Cannes. Atualmente, Nixon é membro do casting da Spray Filmes, tendo passado antes por Delicatessen, Landia e PBA.
9ª Giomi/ Barry Company (30 Pontos)
Até 2017, Pedro Giomi integrou a dupla Amnésia, formada com Guilhermo Sartori (atualmente na Sentimental). Na Barry Company desde setembro de 2018, Giomi passou antes pelas produtoras Landia, Hungry Man e Sentimental. Foi premiado com Ouro no Film Craft do Cannes Lions 2015, por “Todo mundo é gay”, da Neogama/ BBH para Festival Mix Brasil. Neste ano, dirigiu “Se joga na Game XP” (assista abaixo), para o evento que aconteceu no Rio de Janeiro, em julho.
10ª Lua Voigt/ Delicatessen (29 Pontos)
Apaixonada por fotografia e artes desde pequena, Lua Voigt busca trazer uma linguagem sensível e leve aos filmes que dirige. Entusiasta de formatos multiplataforma, se tornou expert em filmes para os segmentos de beleza, moda e estilo de vida, dirigindo projetos para marcas como Absolut, Samsung, Vivo, Apple, Jeep, Shell e P&G. Antes da Delicatessen, passou pelos castings de Landia e Iconoclast. Um de seus filmes mais recentes é “Deixe a Bia aprender com você” (assista abaixo), com criação da Publicis para o Bradesco.
Confira quem foram os eleitores responsáveis pela escolha dos melhores da área de produção e suas respectivas agências no momento do voto (de 26 a 30 de agosto de 2019):
Criativos: Adriano Alarcon (Fbiz), Álvaro Rodrigues (Fullpack), Alvin Shiguefuzi (Wunderman), André Marques (WMcCann), André Pallú (FCB), Bruno Abner (McCann Health), Claudio Lima (Cheil), Dedé Eyer (NBS), Edu Lima (W+K), Eduardo Camargo (Mutato), Fabiano Ribeiro (Propeg), Fábio Mello (Jotacom), Felipe Luchi (Lew’Lara\TBWA), Felipe Simi (Soko), Félix Del Valle (Ogilvy), Fernando Piccinini (Rino.com), Filipe Cuvero (Dentsu), Fred Siqueira (Ampfy), Guga Dias da Costa (Tech and Soul), Gustavo Bastos (Onzevinteum), Gustavo Victorino (Publicis), Hugo Barros (EscalaCity), Humberto Cunha (Santa Clara), Leonardo Corvo (Multi Solution), Luis Constantino (Oliver), Marcelo Prista (Z515), Marcio Juniot (SunsetDDB), Marcos Medeiros (CP+B), Mauro Arruda ( FCB Health), Mauro Ramalho (Cubocc), Natalia Mamede (Today), Omar Caldas (We), Paulinho Duarte (VML), Paulo Sanna (Mestiça), Pedro Padro (F/Nazca S&S), Pernil (AlmapBBDO), Rafael Donato (David), Rafael Freire (R/GA), Rafael Pitanguy (Y&R), Renata Leão (J. Walter Thompson), Renato Jardim (Talent Marcel), Renato Simões (W+K), Renato Zandoná (AKQA), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Tortima (Grey), Romolo Megda (BETC/Havas), Rynaldo Gondim (Heads), Sergio Mugnaini (DPZ&T), Sophie Schonburg (Africa), Vico Benevides (GTB), Wilson Mateos (Leo Burnett Tailor Made) e Zico Farina (Artplan).
Produtores / RTVs: Ana Casagrande (CP+B), Ana Ferraz (BETC/Havas), Ana Ourique (Artplan), Andrea Metzker (NBS), Andressa Zanni (Mestiça), Ângela Felicio (We), Anna Böhm (Nova/sb), Caroline Bonani (R/GA), Charles Nobili (FCB), Daniel Cecconello (Mutato), Daniela Andrade (Tech and Soul), Ducha Lopes (DPZ&T), Fabiano Beraldo (David e Ogilvy), Fabiano Proença (Heads), Felipe Belinky (Cubocc), Fernanda Moura (Leo Burnett Tailor Made), Franz Ustariz (Jotacom), Gabriella Garoti (REF+), Izabel Soares (Grey), Juliana D’Antino (Dentsu Aegis Network), Juliana Leonelli (Propeg), Kika Tancredo de Assis (VML), Larissa Kubo (Soko), Leo Alves (Tribal Worldwide), Luiza Pagliarini (Ampfy), Maisa Delgado (J. Walter Thompson), Maria Hermínia Weinstock (Talent Marcel), Marina Fridman (GTB), Michel Gubeissi (Wunderman), Nicole Godoy (Y&R), Patrícia Benetti (SunsetDDB), Patricia Gaglioni (TBWA\Brasil), Paula Santana (AKQA), Regiani Petti (W+K), Renata Sayão (Publicis), Rodolpho Donato (MullenLowe), Rodrigo Ferrari (Africa), Rodrigo Moreira (EscalaCity), Sandra Freitas (Z515), Tato Bono (WMcCann), Vera Jacinto (AlmapBBDO), Victor Alloza (F/Nazca S&S) e Viviane Guedes (Fbiz).
Imagem de topo:Jakob Owens/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público