Prêmio: Shortlist Categoria: Reputação CorporativaCase: Álcool GelAnunciante: AmBevAgência: Draftline São Paulo, DPZ&T
Com a chegada da pandemia de COVID-19 ao Brasil, a Ambev procurou entender como ajudar as pessoas frente a tantas dificuldades, provendo soluções que tivessem sinergia com seu negócio. Um dos principais problemas que identificamos foi que o sistema de saúde pública estava ficando sem álcool gel, item preventivo essencial contra a COVID-19, por conta do choque de demanda no mercado. Isso colocava inúmeros profissionais da saúde e pacientes em risco. Daí surgiu a ideia de a Ambev usar o álcool do nosso processo cervejeiro (retirado da Brahma 0,0%) para fabricar 1,2 milhão de unidades de álcool gel para distribuir ao sistema de saúde nacional. Decidimos comunicar a iniciativa de forma orgânica, em respeito ao clima do momento e para maximizar a alocação de recursos à doação. Nosso trabalho incluiu 3 posts (anúncio, esclarecimentos, entrega) em 9 dias, e divulgação via assessoria de imprensa.
Ficamos muito felizes com o resultado porque, em primeiro lugar, cumprimos com o mais importante: produzir e doar as 1,2 milhão de unidades de álcool gel aos sistemas de saúde pública de todas as unidades federativas, e fomos muito bem recebidos pelos profissionais de saúde Brasil afora pela iniciativa. Além disso, os resultados de comunicação foram excepcionais: sem mídia paga ou bonificada alguma, tivemos 25.453.801 impressões orgânicas, 1.846.439 interações totais(entre likes, comentários e compartilhamentos), 98% de saudabilidade (comentários positivos + neutros), 7,2% de taxa de engajamento e um aumento de mais de 310 mil seguidores nas nossas redes sociais. Por consequência, o Meio & Mensagem avaliou a Ambev como a segunda marca mais lembrada durante a pandemia, e mencionou o post de anúncio da iniciativa como um dos mais comentados no mundo inteiro durante o primeiro trimestre. Também tivemos 553 matérias publicadas na imprensa sobre a iniciativa do álcool gel.
Agência: Draftline São Paulo, DPZ&TAnunciante: AmBev Responsável pela peça (Agência): Marina Raats Daud, Gerente de Projetos
Responsável pela aprovação (Anunciante): Bruno Rigonatti Mendes, Gerente de marketing
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