Prêmio: Shortlist Categoria: Impacto Positivo – MarcasCase: Seleção Feminina é #CoisaNossaAnunciante: AmBevAgência: Almap BBDO
As mulheres já avançaram em muitos campos, mas a desigualdade ainda persiste. Nos campos de futebol do Brasil a diferença é brutal.
Enquanto os jogadores homens são celebridades e disputados por grandes marcas, a Seleção Brasileira de Futebol Feminino sempre ficou de escanteio. Aliás, o futebol feminino em geral.
Na premiação do maior torneiro mundial, eles ganham 13 vezes mais. O que não é nada comparado ao faturamento dos jogadores mais bem pagos do mundo: 282 vezes.
Isso quando elas recebem salário. Um estudo realizado pela FIFPro indicou que 49,5% sequer possuem vínculo formal com seus clubes.
Guaraná Antarctica, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol e uma das maiores marcas do país, resolveu usar o poder da comunicação para ajudar a virar esse jogo. E uma mudança de verdade pedia muito mais do que uma campanha, precisávamos criar um movimento para fazer o país inteiro reconhecer que nossas jogadoras merecem atenção.
A marca que sempre destacou a seleção em sua comunicação, resolveu colocar as jogadoras como protagonistas de sua campanha. Afinal, o futebol feminino precisa de mais propaganda.
Com nossas heroínas em destaque na mídia, chamaríamos atenção para o futebol feminino, atrairíamos mais audiência e geraríamos mais investimento no esporte. Um círculo virtuoso que só precisava de um pontapé inicial.
Lançamos uma campanha questionando por que nossas jogadoras não apareciam em comerciais como eles. Inclusive, fazendo um mea-culpa corajoso de Guaraná Antarctica.
Criamos um banco de imagens das atletas, prontas para serem compradas por qualquer marca e veiculadas em sua comunicação.
Nosso convite chamou a atenção da mídia e também de quem mais interessava: os torcedores. Eles não só elogiaram a atitude, como exigiram que outras marcas se envolvessem.
Empresas grandes e pequenas ouviram o chamado e entraram em campo com a gente.
O valor da venda das fotos foi destinado às jogadoras e ao projeto #Jogamiga que investe na formação de novos talentos.
O movimento ajudou a acender a paixão pelo futebol feminino, criou visibilidade na mídia, gerou engajamento do público e arrecadou mais investimentos para o esporte.
Ganhamos um jogo pela igualdade no futebol, mas ainda não o campeonato.
Guaraná Antarctica mantém seu compromisso com a Seleção Brasileira de Futebol Feminino. E a gente tem certeza de que não está sozinho. Você vem com a gente?
Agência: Almap BBDOAnunciante: AmBev Responsável pela peça (Agência): Sergio Katz, Vice president
Responsável pela aprovação (Anunciante): Daniel Sielber, Marketing Manager
Vice president: Sergio Katz, AlmapBBDO
Creative Director: Keka Morelle, AlmapBBDO
Creative Director: Marcelo Nogueira, AlmapBBDO
Art Director: Henrique Del Lama, AlmapBBDO
Scriptwriter: Fernando Duarte, AlmapBBDO
Account Director: Maysa Oliveira, AlmapBBDO
Account Supervisor: Fernanda Sepulbeda, AlmapBBDO
Account Supervisor: Mayra Otsuka, AlmapBBDO
Account Manager: Ana Clara Grana, AlmapBBDO
Media Manager: André Pollner, AlmapBBDO
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