Erick Bretas, ex-Globo, assume o cargo de CEO da S/A O Estado de S.Paulo

Buscar

Erick Bretas, ex-Globo, assume o cargo de CEO da S/A O Estado de S.Paulo

Buscar
Publicidade

Gente

Erick Bretas, ex-Globo, assume o cargo de CEO da S/A O Estado de S.Paulo

Empresa jornalística reestrutura operações em novo grupo, que será liderado por Bretas; Francisco Mesquita Neto irá presidir o Conselho de Administração


25 de junho de 2024 - 12h58

Erick Bretas Estado

Erick Bretas deixou a Globo em abril e, agora, assume o papel de CEO na nova configuração da S/A O Estado de S.Paulo (Crédito: Globo)

Quatro meses depois de ter deixado a Globo, onde era responsável pelo Globoplay e pela divisão de produtos digitais, Erick Bretas já tem um novo destino profissional.

O executivo foi escolhido foi escolhido para liderar a S/A O Estado de S.Paulo, nova estrutura de gestão do antigo Grupo Estado, que reúne o Estadão e a Rádio Eldorado.

A mudança acontece na esteira de captação de recursos e emissões de debêntures realizadas pelo veículo no início deste ano. Segundo a S/A O Estado de S.Paulo, todos os investimentos seriam destinados a acelerar o processo de transformação digital do veículo.

Com a chegada de Bretas como CEO, Francisco de Mesquita Neto, que até então liderava o grupo, deixa o posto de diretor-presidente e passa a presidir o novo Conselho de Administração do Estado de S.Paulo.

Junto a Mesquita, no Conselho, estão Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.

Em comunicado, Mesquista Neto diz que a chegada de Erik Bretas é um passo importante na continuidade do projeto de transformação digital e que os objetivos da S/A O Estado de S.Paulo serão sempre traçados e alinhados em comum acordo entre o Conselho de Administração e o CEO.

“Nada será alterado na linha editorial do O Estadão e a defesa da Democracia, da liberdade de expressão e da liberdade econômica serão sempre premissas irrevogáveis”, afirma Mesquita Neto.

A trajetória de Erick Bretas

Com quase 30 anos de experiência no setor de mídia, Bretas é considerado o criador do Globoplay. Foi o profissional que começou, na década de 2010, a preparar o modelo de streaming da emissora, que foi lançado em 2015.

Ao longo de 27 anos de trabalho na Globo, atuou sobretudo na área de criação de produtos digitais. Por um tempo, Bretas morou no Vale do Silício, onde tinha a missão de ajudar a captar e aplicar tecnologias que pudessem acelerar a transformação digital da Globo.

Em abril deste ano, a Globo anunciou sua saída afirmando que a decisão de encerrar o ciclo partiu do próprio executivo, em uma reavaliação de carreira que fez ainda em 2019.

Agora, no Estadão, Bretas chega com a missão de conferir ao centenário veículo maior participação e atuação no cenário digital. No comunicado, o executivo elogia o veículo, classificando-o como o maior jornal do País, e comenta sobre sua empreitada.

“É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros. Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito”, declarou.

Compartilhe

Veja também

  • Juliana Azevedo assume cargo global na P&G

    Juliana Azevedo assume cargo global na P&G

    Executiva brasileira agora é presidente de Home Care e P&G Professional e tem como substituto na presidência da P&G América Latina Franco Giannicchi

  • Investidores.vc nomeia portfolio manager

    Investidores.vc nomeia portfolio manager

    Olavo Bevilaqua conta com ampla experiência em venture capital, tendo trabalhado anteriormente em startups unicórnios