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Comunicação

Verbas de promoção em alta, afirma Ibope

Pesquisa encomendada pela Ampro com executivos que investem em marketing promocional aponta tendência de crescimento de 28% nas intenções de investimento


5 de julho de 2011 - 12h24

O marketing promocional está em alta com os principais executivos do Brasil responsáveis pela aprovação de orçamentos de marketing. A terceira edição da pesquisa bianual encomendada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) ao Ibope Inteligência entrevistou 85 executivos selecionados num universo de dois mil nomes para avaliar a evolução da disciplina na preferência dos profissionais que definem os orçamentos de comunicação das empresas.

A “3ª Onda” da pesquisa, como é chamada pela Ampro, aponta que 68% desses executivos manifestaram a intenção de aumentar as verbas destinadas ao marketing promocional em cifras médias de 28%, enquanto 8% reduzirão o investimento em cerca de 37%. “Na média geral, podemos afirmar que existe a intenção desses executivos em aumentar em média 16% suas verbas destinadas a ações promocionais”, afirma Auli de Vito, vice-presidente executivo da Ampro, que conduziu a apresentação do estudo na manhã desta terça-feira, 5, na sede da entidade, em São Paulo.

Além do incremento no investimentos, os executivos ouvidos pela entidade demostraram que também cresceu a tendência do planejamento das ações promocionais com 82%, contra 73% e 71% respectivamente nas edições 2009 e 2007 da pesquisa.

A percepção criativa das campanhas promocionais também evoluiu com 41% das avaliações indicando preferência sobre a propaganda, contra apenas 32% há dois anos. Esses dados se refletem nas declarações sobre a proporção dos investimentos em publicidade e promoção. Em 2009, 45% dos entrevistados declaram investir mais em marketing promocional. Esse contingente subiu para 53% enquanto aqueles que dão maior peso a publicidade passaram de 40% para 39%, enquanto os que mantiveram as proporções passaram de 14% para 8%. As redes sociais também mostraram força com 79% dos entrevistados usando marketing promocional nesses canais, dos quais 82% em cifras crescentes.

O nível de satisfação com as agências também cresceu, com 2% desses clientes muito satisfeitos (contra 3% em 2009), 59% satisfeitos (48%), 33% nem satisfeitos nem insatisfeitos (38%), 5% insatisfeitos (6%) e 3,56% muito insatisfeitos (3,38%). “Os números mostram claramente uma evolução na importância que o marketing promocional tem hoje na estratégia de comunicação dos principais anunciantes”, afirma Guilherme de Almeida Prado, presidente da Ampro, também presente na apresentação da pesquisa.

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