Os rostos conhecidos da Black Friday 2018

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Os rostos conhecidos da Black Friday 2018

Garotos-propaganda famosos e celebridades da televisão brasileira são os comunicadores das marcas para a época de descontos


21 de novembro de 2018 - 8h11

Nomes famosos são apostas dos anunciantes nesta edição da data (crédito: reprodução)

Este ano, muito além dos preços mais acessíveis, as marcas que embarcaram na Black Friday decidiram mostrar que sabem escolher bons comunicadores. As campanhas destacaram suas ofertas por meio de porta-vozes, fossem eles atores, apresentadores ou mesmo famosos garotos-propaganda.

No caso das Casas Bahia, com criação da Y&R, Fabiano Augusto, tradicional garoto-propaganda da empresa, recrutou mais colaboradores para ajudar a anunciar os descontos da rede varejista: Sebastian, que ficou famoso pela tag “Abuse e use” da C&A; Carlos Moreno, o locutor “mil e uma utilidades” da Bombril; Aline Riscado, a “Verão” da Itaipava; a dupla Wandi Doratiotto e Arthur Kohl, icônicos personagens de “Não é assim uma Brastemp”; e Fred, do canal Desimpedidos, que participou da comunicação da própria Casas Bahia durante a Copa do Mundo. Dois filmes têm sido exibidos em TV aberta e nas redes sociais, com campanha que contempla ainda mídia OOH, spots em rádios e outras ativações nas redes sociais.

Wandi e Arthur também voltaram para uma comunicação da própria Brastemp. A dupla já havia sido resgatada recentemente pela marca, voltando agora em esquetes para a campanha de Black Friday. São sete vídeos para as redes sociais em que os atores falam sobre inovações digitais e reforçam a assinatura “Sem dúvida, Brastemp”. A campanha foi criada pela FCB Brasil.

O Buscapé, assim como a Casas Bahia, também tomou emprestado um garoto-propaganda de outra empresa. Desta vez, Juarez, da Tekpix, e seu bordão “Vamos falar de coisa boa, vamos falar de…Buscapé”. O ator aparece no início do filme divulgando televisores com 70% de descontos junto com outras personalidades — como Dani Calabresa — para indicar o Buscapé como o melhor local de comparação de preços. A campanha, desenvolvida pela Jotacom, veicula apenas no digital.

O Mercado Livre, por sua vez, convidou Marília Gabriela, Ronnie Von e Susana Vieira para compartilhar com o público sua “voz da experiência” e reforçar a confiança e segurança do serviço. Cada personalidade fala alguns de seus bordões clássicos em filmes individuais. Criada pela REF+, a campanha se desdobra em mídia digital e OOH. Nas redes sociais, a empresa contratou microinfluenciadores para indicar produtos que estão ligados a história do criador de conteúdo ou com apelo racional. As publicações serão acompanhadas das hashtags #TragoVerdades, #quemindicaamigoé e #VerdadeOuDesafio.

Também uma personalidade de televendas, Ciro Bottini, foi convocado para estrelar a campanha da Ford para a data. O vendedor anuncia as ofertas da montadora para carros zero km e bônus para usados. A campanha conta, ainda, com um filme que mostra a convocação de Bottini para o cargo, já que, segundo a narração, ele é uma das maiores autoridades em vendas do Brasil, comprovando que a Ford tem descontos vantajosos. A comunicação foi criada pela GTB/JTW e teve merchandising no Domingão do Faustão, anúncios impressos, mídia digital e spots de rádio.

Ciro Bottini também é o garoto-propaganda do canal Shoptime, no qual apresenta o Renova. Na campanha, ele é um gênio da lâmpada, realizando os pedidos de consumidores por produtos novos. Os filmes vão ser veiculados no Shoptime e demais canais de TV por assinatura. Shoptime também fará uma programação especial para o dia com a presença de influenciadores digitais escalados pela CoCreators. Eles participam dos programas e farão publicações nas suas redes sociais sobre os produtos em oferta. A comunicação ainda terá transmissões ao vivo no YouTube do Shoptime. “Black Friday Extraordinária Shoptime” foi criada pela Ana Couto.

Outra atriz que protagonizou campanha foi Ingrid Guimarães para Americanas.com. Ela reforça a variedade de produtos no site em oferta e a garantia de que a marca promete devolver o valor do produto em dobro caso ele esteja mais barato no dia da Black Friday. As peças são para redes sociais e conta com comunicação feita por Nah Cardoso, Maddu Magalhães e Will Marchiori.

“Black Friday não é Natal”, da Submarino, incentiva os consumidores a se presentearem e não presentear os outros, como é comum no Natal. Essa associação tem relação com a festa se dá por conta da proximidade entre os eventos. Na campanha, ex-BBs e influenciadores formam um coral e cantam uma música que reforça esse posicionamento. O filme será veiculado em TV aberta e por assinatura e a campanha foi criada pela Lew’Lara\TBWA.

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