Colleen DeCourcy assume liderança criativa da Snap Inc.

Buscar

Colleen DeCourcy assume liderança criativa da Snap Inc.

Buscar
Publicidade

Gente

Colleen DeCourcy assume liderança criativa da Snap Inc.

Depois de anunciar aposentadoria da publicidade em 2021, a ex-CCO e ex-presidente da Wieden+Kennedy Global assume posição na empresa controladora do Snapchat


12 de maio de 2022 - 16h15

Por Ann-Christine Diaz, do AdAge*

Cinco meses depois de a então diretora criativa global e presidente da agência multinacional Wieden+Kennedy, Colleen DeCourcy, anunciar que estava se aposentando da publicidade, ela está de volta à cena – agora como diretora criativa da Snap Inc, proprietária do aplicativo Snapchat.

No novo cargo, DeCourcy orientará os projetos criativos globais da empresa e ajudará a elevar sua narrativa e também a imagem de marca. DeCourcy se reportará ao diretor de marketing da Snap, Kenny Mitchell.

 

Para DeCourcy, a atração da plataforma de tecnologia da Snap e as preocupações mais amplas das mídias sociais eram difíceis de resistir (Crédito: Divulgação)

“Estamos muito honrados por Colleen se juntar à nossa equipe na Snap”, disse Mitchell, em comunicado. “Sua liderança estratégica e criativa excepcional faz dela a pessoa perfeita para ajudar a transformar a maneira como damos vida à marca Snap em todo o mundo. Colleen já causou um tremendo impacto na organização e mal podemos esperar para ver como seu incrível talento, paixão e imaginação continuam a alimentar a criatividade na Snap.”

DeCourcy tem trabalhado sob o radar da empresa nos últimos meses. Ela e sua equipe estiveram envolvidas no primeiro anúncio da empresa a passar nos comerciais durante a cerimônia do Oscar, uma homenagem ao filme vencedor de Melhor Filme, CODA- No Ritmo do Coração, que mostrou aos usuários como soletrar através das lentes do Snapchat.

Quando DeCourcy anunciou sua aposentadoria em dezembro passado, ela disse: “Acho que sempre soube que, quando sentisse que o trabalho havia sido feito, seria minha hora de ir”. Sobre seus próxmos passos, ela disse ao Ad Age, na ocasião: “Eu não trabalharia em publicidade, isso eu tenho certeza. Foi um trabalho árduo, estou chegando perto da idade da aposentadoria, então vou com calma, com calma.”

Para DeCourcy, a atração da plataforma de tecnologia da Snap e as preocupações mais amplas das mídias sociais eram difíceis de resistir.

“Minhas preocupações sobre o impacto das tecnologias sociais na sociedade são bem conhecidas”, disse ela. “Na Snap conheci um grupo atencioso de pessoas com valores e com uma missão que podem fazer a diferença. É 100% por isso que estou fazendo isso”, declarou.

“O que eu não esperava é o quão divertido seria pegar meu cérebro publicitário e fazer algo completamente diferente com ele”, acrescentou DeCourcy. “Estou em uma empresa de dez anos que está apenas começando em termos das boas coisas que podem ser feitas com uma câmera. Essa é uma oportunidade incrível para pensadores criativos.”

O anúncio do novo desafio profissional vem um pouco antes do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, onde DeCourcy será homenageada com o Leão de São Marcos e também atuará como Presidente do Júri da categoria Glass.

A notícia vem também logo após o anúncio dos resultados financeiros do primeiro trimestre da empresa, período em que foi relatado o crescimento de usuários que superou o do Facebook e do Twitter.

A Snap teve 332 milhões de usuários ativos diários no primeiro trimestre de 2022, um salto de 18% (52 milhões) em relação ao mesmo período do ano passado. O Facebook registrou 1,96 bilhão de usuários no primeiro trimestre, com aumento de 4% comparado aos registros de 2021, enquanto o uso ativo diário médio do Twitter foi de 229 milhões de usuários no primeiro trimestre, um aumento de 15,9%.

A receita do Snap também aumentou, para US$ 1,06 bilhão, 38% a mais em relação ao mesmo período de 2021, embora a empresa tenha relatado um prejuízo líquido de US$ 360 milhões durante o período em comparação com US$ 287 milhões no ano anterior, citando fatores como inflação e agitação. O negócio de anúncios da empresa também foi afetado por interrupções no ecossistema online como resultado das políticas de rastreamento de aplicativos da Apple, que mudou as regras de segmentação de dados dos usuários.

Em termos de produtos, a Snap Inc. vem crescendo. Ela reforçou sua plataforma de realidade aumentada (AR), expandiu suas ofertas de conteúdo e ampliou seu ecossistema de produtos e parceiros. Durante o evento Snap Partner Summit, ocorrido no final de abril, a empresa também revelou uma nova câmera voadora chamada Pixy.

DeCourcy é apenas a mais recente de uma série de grandes contratações de lideranças na empresa, que também inclui a ex-executiva da Microsoft, Jacqueline Beauchere, como primeira chefe global de segurança de plataforma; a veterana do Google, Anne Laurenson, que assumiu o cargo de diretora-gerente de parcerias com operadoras globais; o chefe global de parcerias de moda e beleza, Rajni Jacques, que veio da Teen Vogue e da Allure; e o ex-executivo do Facebook, Konstantinos Papamiltiadis, que ingressou como vice-presidente de parcerias de plataforma.

Em julho de 2020, o Snapchat havia contratado Leo Macias, outro veterano veterano da indústria de publicidade e ex-diretor de criação da Loundry Service. Macias deixou a Snap. Inc. em dezembro passado para se tornar vice-presidente global de marketing e ativação da Amazon Prime.

*Tradução por Sarah Lídice

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Itatiaia realiza dança das cadeiras e anuncia vice-presidente

    Grupo Itatiaia realiza dança das cadeiras e anuncia vice-presidente

    O grupo de radiodifusão escolheu Bruno Bianchini como vice-presidente comercial e reformulou demais organograma

  • MGNT reforça equipe criativa

    MGNT reforça equipe criativa

    Nando Zenari e Evandro Araújo chegam à agência como diretores de arte para trabalhar junto com Márcio Fritzen, líder criativo