Google e Facebook focados no e-commerce

Buscar

Google e Facebook focados no e-commerce

Buscar
Publicidade

Marketing

Google e Facebook focados no e-commerce

As plataformas estão adicionando e testando experiências que possam agilizar os processos de compra dos consumidores


16 de julho de 2015 - 8h34

O Facebook confirmou, nesta quarta-feira 15, que está testando uma nova funcionalidade que permitirá a criação de lojas online em um pequeno grupo de páginas de empresas. Ao Buzzfeed, a empresa deixou claro que é apenas um teste. A iniciativa, entre tantas outras sendo testadas nos últimos meses, reforça a busca da plataforma por melhorar ainda mais a experiência de compra dos consumidores e contribuir para que marcas ampliem seus negócios. O Facebook é o que mais leva pessoas a sites de comércio eletrônico, o que torna esse mercado ainda mais atrativo. No ano passado, a rede já havia incorporado a seus anúncios o botão "Comprar" disponível para algumas empresas.

Ainda nesta semana, o Facebook também deu sinais de que estaria lançando um serviço de assistência virtual que poderia ajudar consumidores a encontrar produtos e serviços. O Moneypenny seria uma espécie de concierge virtual, que promete entregar qualquer produto que o usuário queira em algumas horas. O Google também vem aprimorando suas ferramentas voltadas às experiências de compras. Em junho, a empresa anunciou que adicionaria o botão de compra ao lado dos links que aparecem em seus resultados. O principal objetivo, segundo a empresa, é facilitar o processo de compra do usuário sem sair da plataforma.

Outra aposta importante do Google, o Google Now, também está voltado para melhorar experiências de consumo. O aplicativo coleta informações de vários aplicativos como o calendário e localização, assim como outros sinais. Por exemplo, se a pessoa tem uma conference call em um minuto e o Smart Stream percebe que os fones de ouvido estão conectados ao telefone, coloca o número a ser discado na tela de início. Essa antecipação permite oferecer e aumentar o alcance das marcas na hora de oferecer produtos e serviços.

Também no ano passado, o Twitter inseriu a ferramenta botão de compra para seus usuários. O recurso otimiza a relação entre consumidor e anunciante na rede social e direciona o usuário para uma nova página, onde são fornecidas as informações de pagamento e entrega, para completar o processo de aquisição. O botão está disponível apenas para os aplicativos do Twitter em iPhone e Android. A nova ferramenta, no entanto, é mais uma aposta da empresa em resposta direta para as marcas, que poderão acompanhar as conversões por meio dos cliques no botão “Compre”. Em fase de testes, a ferramenta está disponível apenas para alguns parceiros, que incluem aproximadamente 25 marcas, músicos e ONGs. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil