M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil

Buscar

M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

M. Dias Branco investe em valor agregado e mira crescer no Brasil

Com a chegada de Fabio Melo à direção de marketing, companhia quer levar a força que tem no Nordeste para todo o País


17 de março de 2020 - 6h00

Fábrica da M. Dias Branco, em Fortaleza (Crédito: Divulgação)

Nesta semana, a M. Dias Branco, empresa nacional fabricante de massas e biscoitos e dona de marcas como Adria, Vitarella e Piraquê, anunciou uma mudança significativa em sua estrutura de marketing. A empresa contratou Fabio Melo como diretor para liderar o departamento na empresa. Antes de assumir a posição, o executivo esteve por nove anos na Mondelez e já atuou em companhias como Johnson & Johnson, Unilever e PepsiCo.

Fabio Melo: “Nosso objetivo é ser uma das maiores empresas de alimentos do país” (Crédito: Leonardo Rodrigues/ Divulgação)

O anúncio foi feito após a repercussão do balanço do quarto trimestre da empresa em 2019. Apesar de não anular suas perdas de médio prazo, a companhia registrou lucro líquido de R$ 264,9 milhões, com crescimento de 89,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na mesma semana, a empresa demonstrou interesse em crescer seu volume de produção e vendas em itens de maior valor agregado. A afirmação foi feita pelo diretor de relações com investidores e novos negócios da M. Dias, Fábio Cefaly, em entrevista ao Estadão.

Em meio às movimentações, Fabio Melo assume com o objetivo de expandir a força que a companhia tem no Nordeste para todo o território nacional. “Nosso objetivo é ser uma das maiores empresas de alimentos do País”, afirma o diretor de marketing. Para isso, a prioridade do profissional é entender o papel de cada uma das 19 marcas da companhia nos diferentes mercados e segmentos. “É preciso ter um entendimento claro de qual a história e a relevância de cada marca numa região específica”, diz.

A partir disso, a empresa pretende cruzar a análise com a demanda dos consumidores ao redor do território brasileiro, para traçar a estratégia de suas marcas e desenvolver campanhas mais assertivas. Dois nomes já estão nos planos da M. Dias. A carioca Piraquê deve ter seu ativo de originalidade e irreverência potencializados para se lançar em um segmento premium. Como parte dessa proposta, em outubro, a empresa transformou a embalagem de seus produtos em estampa para roupas e acessórios na linha Piraquê Wear.

Na outra ponta, Vitarella, marca com maior penetração entre o grupo, ganhará uma estratégia de comunicação robusta para consolidar sua presença em todo o País, com uma proposta democrática e acessível.

O investimento em produtos de maior valor agregado entra em cena para concretizar o desejo da companhia de se colocar como uma empresa de alimentos. Fabio não descarta a aquisição de novos ativos, mas com uma fatia de 33,7% do total de biscoitos comercializados e 35,7% das massas no Brasil, outros planos estão sendo analisados. “A forma de crescer muitas vezes não é mais em market share e sim em desenvolver a categoria”, explica o executivo.

Entre as apostas estão a linha Grano Duro, de Adria, que oferece massas de qualidade superior às linhas tradicionais, e Adria Plus Life, que investe em saudabilidade e promete produtos funcionais.

O crescimento do lucro da empresa no semestre passado é resultado das medidas anunciadas pela companhia em 2019. Ao longo do ano, a M. Dias promoveu revisões internas de processos, otimização das equipes e um olhar mais integrado da gestão. Para Fabio, outra mudança também tem sido essencial e deve continuar nos planos da companhia. “Foi preciso colocar o consumidor no centro da conversa e vamos, cada vez mais, fortalecer a geração de insights”, garante o diretor.

*Crédito da foto no topo: JBKdviweXI/ Unsplash 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira