Google e Apple anunciam API contra coronavírus

Buscar

Google e Apple anunciam API contra coronavírus

Buscar
Publicidade

Marketing

Google e Apple anunciam API contra coronavírus

Tecnologia permitiria que usuários soubessem se entraram em contato com pessoas que estão com Covid-19, sem que sejam usados dados de GPS


13 de abril de 2020 - 12h18

Parceria anunciada por Apple e Google deve fortalecer luta contra a Covid-19 (Crédito: iStock)

O Google e a Apple anunciaram uma parceria que permitirá aos usuários de celulares iOS e Android saberem se estiveram perto de alguém com o diagnóstico confirmado de Covid-19. O resultado da união será uma API que utilizará sinais de bluetooth para identificar outros aparelhos com aplicativos de autoridades de saúde que estiveram perto. Caso um de seus donos descubra que está com a Covid-19, as pessoas que estiveram em contato com ele serão avisadas pelo aplicativo.

A novidade é a possibilidade de rastrear o contato sem precisar utilizar dados de GPS, considerados mais sensíveis por incluir a localização das pessoas. No anúncio, líderes das duas empresas afirmam que a novidade conta, ainda, com chaves de segurança que irão tornar anônimos os dados de quem usar a tecnologia.

A aplicação dos alertas, entretanto, depende de que o usuário permita o compartilhamento e de que ele baixe o aplicativo para isso.

No calendário estadunidense, segundo a Associated Press, há duas etapas: a primeira, em maio, irá liberar a tecnologia para ser usada em aplicativos de saúde pública. Depois, incluirá a funcionalidade diretamente nesses sistemas.

Segundo a agência de notícias, países como Cingapura e China já desenvolveram aplicativos do gênero. Diversos países da Europa também estudam a iniciativa.

 

*Crédito da imagem no topo: Rost 9D/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia