Maratona pelo super app ainda depende de branding

Buscar

Maratona pelo super app ainda depende de branding

Buscar
Publicidade

Marketing

Maratona pelo super app ainda depende de branding

Tipos de serviços e até mesmo o conceito de super aplicativos ainda são desconhecidos no Brasil; Rappi, PagBank, Magalu, WhatsApp e outros aparecem como candidatos


29 de julho de 2020 - 6h00

 

No início do mês, a Rappi anunciou três verticais dentro do app, sendo uma delas de Live Events (Crédito: Reprodução)

A necessidade de reduzir as saídas de casa durante pandemia fez com que serviços de delivery, pagamentos digitais e opções de entretenimento indoor vivessem um boom. Muitos deles têm o app como plataforma principal, o que fez com que a tecnologia se tornasse ainda mais relevante. Levantamento da plataforma de análise AppsFlyer mostra que o uso e downloads de apps cresceu em todos os estados do Brasil, com média de 25% de aumento. Em média, apps de delivery de alimentos obtiveram 238% de crescimento, os de bancos digitais, 25%, e os apps de entretenimento 67%.

Fernando Cervan, da O3 Mídia (Crédito: Arthur Nobre)

Essa movimentação trouxe à tona a discussão sobre os super apps, que já existia no Brasil antes da pandemia, principalmente com as referências vindo da China. O WeChat, por exemplo, oferece, além de mensagens, pagamentos, compras, entretenimento e outras possibilidades e é o primeiro nome a ser lembrado quando o assunto é super app.

Algumas empresas que operam por aqui, inclusive, já se intitulam como super apps, mas se tornar o WeChat brasileiro pode ser um desafio. A própria definição ainda é nova. De acordo com estudo da MindMiners, realizado a pedido de Meio & Mensagem, com 500 pessoas, de 14 a 16 de julho, 83% desconhecem a utilidade e o significado dos super apps.

De acordo com o Itaú BBA, um super app precisa de uma base com volume massivo de usuários, a junção de múltiplos serviços e alta recorrência. A análise completa do tema está na edição semanal de Meio & Mensagemcuja integra, bem como o acervo, estão disponíveis até o fim do mês liberados para acesso gratuito pela plataforma Acervo.

Além do aumento em usuários dos apps, em junho, o WhatsApp anunciou a chegada do WhatsApp Payments ao Brasil, serviço de pagamentos que logo na estreia já contava com parceiros como Visa, Cielo, Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Mastercard. O mercado brasileiro foi o primeiro em que a plataforma lançou a função e é o segundo em número de usuários totais, com 120 milhões de pessoas conectadas, atrás apenas da Índia. A novidade, considerada um divisor de águas para o setor financeiro no Brasil, ainda está sob análise do Banco Central que estuda os riscos que o sistema de pagamentos do aplicativo pode trazer, mas sem estipular um prazo para liberação.

Julia Rueff, do Mercado Livre (Crédito: Divulgação)

A Magalu, por exemplo, utiliza o termo “one app shop” para caracterizar os planos da empresa em centralizar tudo o que o cliente precisa, como explica Bernardo Leão, diretor de CRM e novos negócios do e-commerce Magalu. “A empresa tem cinco pilares definidos em sua estratégia de operação e um deles é o super app. Hoje, trabalhamos para aumentar o sortimento e entrar em todas as categorias imagináveis do varejo. Temos também uma carteira de pagamento dentro do aplicativo, o Magalu Pay. Outro ponto é que estamos trabalhando bastante com a geolocalização em nosso app e ele será um forte instrumento de comércio local”, explica.

Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre no Brasil, empresa que mantém os apps do Mercado Livre e Mercado Pago e as plataformas Mercado Envio e Mercado Livre Publicidade, entende que, super app é um conceito muito amplo e que não pode ofuscar o foco em oferecer produtos e serviços que façam parte da jornada e do dia-a-dia dos consumidores. “Nossa missão primordial não é ser um super app, mas avançar com o propósito de democratizar o comércio e os serviços financeiros por meio de nossa conta digital como centro desse ecossistema, proporcionando a melhor experiência possível em compras e pagamentos no mundo online e físico”.

A tendência do super app já era forte no pré-pandemia, como lembra Lucas Reis, fundador da empresa de tecnologia Zaygon. “De forma abrupta, mais pessoas passaram a usar serviços de forma digital e mais serviços passaram a estar disponíveis online. Isso acelera a demanda por um app que integre diversos serviços, que não demande várias instalações, atualizações, a criação de vários logins/senhas, e, mais importante, que detecte os padrões de uso e ofereça uma experiência melhor”, afirma.

Lucas Reis, da Zaygon (Crédito: Divulgação)

Segundo Reis, em termos de escala da população conectada e adesão a serviços digitais, o Brasil é um dos países de destaque no mundo. “Não à toa, o WhatsApp Payments tem o Brasil como um de seus mercados prioritários. Essa é uma iniciativa deste serviço de se posicionar não apenas como um app de troca de mensagens, mas como um superapp de serviço, como o WeChat atua na China. No caso brasileiro, a integração de serviços financeiros tem uma barreira regulatória, mas o Banco Central já anunciou o PIX, meio para transações instantâneas, e tem evoluído no Open Banking, o que deve, no curto prazo, permitir que empresas não-financeiras ofereçam serviços financeiros.”

Fernando Cervan, co-founder e CTO da O3 Mídia, empresa proprietária da plataforma Ganhe Você, especializada em marketplace para pequenos negócios, afirma que o super app é uma possibilidade, mas enxerga um movimento de consolidação ou até mesmo de fusões e aquisições que favoreça players com maior base e volume que eventualmente possam comprar apps menores. “Sinceramente, isso não me agrada, mas é o cenário mais comum. É possível um agregador de ofertas de um determinado segmento, mas o caminho mais provável é o do grande engolindo os menores”, destaca.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    Por que mais da metade do investimento da Nestlé está em digital

    No Brasil, percentual já é de 70% do orçamento e companhia explora suas vertentes com cautela e pensamento estratégico, segundo Aude Gandon, chief marketing and digital officer global

  • Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Claro assume naming rights da estação Morumbi

    Ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade em parceria com a ViaMobilidade e a Eletromidia