Tema “propósito” entra na agenda dos CEOs

Buscar

Tema “propósito” entra na agenda dos CEOs

Buscar
Publicidade

Marketing

Tema “propósito” entra na agenda dos CEOs

Estudo Transitioning mostra mudança de percepção sobre as marcas; líderes de empresas como Nestlé, Alpargatas e Coca-Cola reforçam prioridade do assunto para o C-Level


18 de agosto de 2020 - 6h00

 

Frame da primeira campanha da Coca-Cola após a retomada de investimentos pós-isolamento (Crédito: Divulgação)

São vários os impactos e aprendizados que as empresas estão tirando e ainda vão tirar do isolamento social fruto da pandemia. Um deles, tem relação com propósito. Se antes, o tema já aparecia em relação ao papel das marcas, agora ele é ainda mais presente na agenda dos CEOs. O estudo Transitioning, realizado pela Sincera Criatividade Estratégica, que atua com mapeamento de comportamentos, mudanças culturais, branding e inovação, identificou que 51% dos entrevistados passaram a valorizar mais as empresas que resolvem os problemas reais das pessoas, apenas 1,5% cria identificação com marcas líderes de categoria e 0,4% com aquelas que agregam status. O estudo ouviu 270 pessoas de forma imersiva de março a junho.

Os entrevistados evidenciaram ainda estarem mais conectados às empresas que apoiam pessoas em vulnerabilidade, 47%, engajadas com o meio ambiente, 45% e que cuidam de comunidades e do social, 43%, evidenciando a demanda por ações concretas e impactos significativos das marcas na sociedade. O levantamento analisou as mudanças de comportamento e o impacto da pandemia em crenças e valores das pessoas ao longo de quatro meses de isolamento social, por meio de entrevistas virtuais. “As empresas ficaram tão perdidas quanto as pessoas no começo da pandemia. Enfrentaram o mesmo processo de reavaliarem quem são, como agem no mundo, como trabalham e se relacionam”, analisa Livia Germano, pesquisadora, estrategista de marca e professora de pós-graduação em Gestão de Marcas.

Apesar de ser focado no olhar humano para a crise, por meio da análise de códigos culturais – que expressam o comportamento, sentimentos, crenças e valores das pessoas frente à experiência com a pandemia – o estudo identifica dois movimentos que podem ser usados como novas lentes para as marcas criarem soluções relevantes e de alto impacto para se destacar no período. A análise destaca o surgimento de um novo tipo de consumidor, impactado pelo atual momento: aquele que passou a priorizar necessidades (senso de priorização) e a busca por conexões significativas.

“Nossa imersão quis trazer um recorte humano: as empresas não devem olhar para as pessoas apenas como consumidoras ou potenciais compradoras de seus serviços. Elas são muito mais do que isso e tiveram suas vidas, relacionamentos, sentimentos e crenças transformados por esse momento de pandemia. O Brasil já é muito desassistido de políticas públicas, e por isso as marcas surgem como possibilidade de serem forças organizadoras e se colocarem a serviço de fazer uma sociedade melhor”, conclui a pesquisadora.

O olhar do C-Level

De acordo com Livia, as pessoas, ao se reconectarem com o que é essencial em suas vidas aprimoraram seu senso de prioridade e, com isso, buscam conexões significativas em todas as esferas da vida. “Tendo esses dois movimentos em vista, o CLevel, em especial CEO e CMO, tem a oportunidade de ter uma visão ampliada das pessoas, para além do seu papel de consumidoras e compradoras, para entender genuinamente suas necessidades, desejos e aspirações. É possível criar soluções e inovar, saindo de um campo de relação transacional para entrar verdadeiramente num campo de conexão baseada em significado. O que é valioso para as pessoas está nesse campo humano. A inovação potente é possível quando CEOs e CMOs se inspiram nas pessoas”, explica.

Roberto Funari, CEO da Alpargatas, dona da marca Havaianas, reforça que atender a esse anseio por propósito e consistência exige que as empresas estejam preparadas de forma estrutural e não apenas em seus discursos ou estratégias de comunicação. “Quando discutimos liderança e negócios, uma das coisas que mais se falam atualmente é o legado e o propósito de muitas marcas e isso só acontece quando você tem uma cultura corporativa forte. Logo, o institucional e a marca estão diretamente ligados. Além do papel da liderança neste processo que é fundamental”, afirma.

No caso da Coca-Cola, liderada no Brasil por Henrique Braun, o foco foi no equilíbrio entre digitalização e significado são de extrema relevância. “Decidimos por atuar na digitalização de forma holística olhando para o contato consumidor, com nossas interações com ele, nossa forma de trabalho interno, a maneira que as equipes interagem em nosso prédio e foi crucial iniciar aquele processo naquele momento e na maneira como respondemos aos anseios dos consumidores. Por sua vez, Marcelo Melchior, CEO da Nestlé, reforça que colocar o propósito em prática só faz sentido quando empresa conhece, de fato, seu consumidor. “Sabemos que temos 42 milhões de consumidores fiéis às marcas da Nestlé, no entanto, isso não basta, é necessário conhecer a fundo cada um deles”, diz Melchior se referindo ao potencial dos dados e o desafio de transformá-los em inteligência.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil