Marketing

Apple recupera posto de mais valiosa do mundo

Ranking da Brand Finance mostra que companhia liderada por Tim Cook tirou Amazon do topo da lista  

i 26 de janeiro de 2021 - 16h24

Estratégia de diversificação da Apple trouxe resultados (Crédito: Aleksandar Nakic/iStock)

Cinco anos após ter deixado a posição de marca mais valiosa do mundo, a Apple está recuperando o título, segundo a Brand Finance, que divulgou nesta terça-feira, 26, o ranking Brand Finance Global 500 2021. A valorização – para US$ 273,4 bilhões – foi atribuída ao fato de a estratégia de diversificação da companhia ter finalmente pago a si mesma. Na sequência, aparecem Amazon e Google.

Outros destaques apontados no relatório são o fato de a Tesla ter sido a marca com crescimento em valor mais rápido, acima de 158%, deixando para trás nesse quesito outras marcas do setor automotivo; já marcas do e-commerce, prosperam no “novo normal”, sendo que o Alibaba.com dobrou seu valor e mesmo redes físicas se valorizaram com entregas em domicílio, o que fez o Walmart pular para a 6ª posição no ranking.

Marcas tradicionais de mídia continuam sofrendo com a popularidade dos serviços de streaming durante os lockdowns, o que levou a CBS a ser a marca com queda mais acentuada: 49%. Também com prejuízos relacionados à pandemia, os setores aeroespacial e de companhias aéreas têm seis das dez marcas que mais caíram no ranking.

Além disso, o setor de hospitalidade sofre com as restrições em viagem e alimentação, com Marriott e Airbnb fazendo “check out” do ranking, enquanto Starbucks, McDonald’s e KFC registraram quedas em seu valor de marca.

Já ao avaliar força de marca, o WeChat superou a Ferrari como marca mais forte do mundo com nota 95,4 de um total de 100 pontos e média de força de marca AAA+. Vale notar que marcas norte-americanas dominam o Top 10 do ranking em valor de marca, ocupando sete das dez posições. Já o ranking de marcas mais fortes é mais diversificado, com quatro marcas americanas entre as dez principais.

E a lista 100 CEOs do Brand Finance Guardianship Index 2021, quem se destacou foi o CEO da Mastercard Ajay Banga, por seu comprometimento com a inovação tecnológica.

Confira abaixo a lista das 10 Marcas Mais Valiosas e 10 Marcas Mais Fortes do Brand Finance Global 500 2021 (e detalhes do ranking completo no link):