Apple recupera posto de mais valiosa do mundo

Buscar

Marketing

Publicidade

Apple recupera posto de mais valiosa do mundo

Ranking da Brand Finance mostra que companhia liderada por Tim Cook tirou Amazon do topo da lista  

Roseani Rocha
26 de janeiro de 2021 - 16h24

Estratégia de diversificação da Apple trouxe resultados (Crédito: Aleksandar Nakic/iStock)

Cinco anos após ter deixado a posição de marca mais valiosa do mundo, a Apple está recuperando o título, segundo a Brand Finance, que divulgou nesta terça-feira, 26, o ranking Brand Finance Global 500 2021. A valorização – para US$ 273,4 bilhões – foi atribuída ao fato de a estratégia de diversificação da companhia ter finalmente pago a si mesma. Na sequência, aparecem Amazon e Google.

Outros destaques apontados no relatório são o fato de a Tesla ter sido a marca com crescimento em valor mais rápido, acima de 158%, deixando para trás nesse quesito outras marcas do setor automotivo; já marcas do e-commerce, prosperam no “novo normal”, sendo que o Alibaba.com dobrou seu valor e mesmo redes físicas se valorizaram com entregas em domicílio, o que fez o Walmart pular para a 6ª posição no ranking.

Marcas tradicionais de mídia continuam sofrendo com a popularidade dos serviços de streaming durante os lockdowns, o que levou a CBS a ser a marca com queda mais acentuada: 49%. Também com prejuízos relacionados à pandemia, os setores aeroespacial e de companhias aéreas têm seis das dez marcas que mais caíram no ranking.

Além disso, o setor de hospitalidade sofre com as restrições em viagem e alimentação, com Marriott e Airbnb fazendo “check out” do ranking, enquanto Starbucks, McDonald’s e KFC registraram quedas em seu valor de marca.

Já ao avaliar força de marca, o WeChat superou a Ferrari como marca mais forte do mundo com nota 95,4 de um total de 100 pontos e média de força de marca AAA+. Vale notar que marcas norte-americanas dominam o Top 10 do ranking em valor de marca, ocupando sete das dez posições. Já o ranking de marcas mais fortes é mais diversificado, com quatro marcas americanas entre as dez principais.

E a lista 100 CEOs do Brand Finance Guardianship Index 2021, quem se destacou foi o CEO da Mastercard Ajay Banga, por seu comprometimento com a inovação tecnológica.

Confira abaixo a lista das 10 Marcas Mais Valiosas e 10 Marcas Mais Fortes do Brand Finance Global 500 2021 (e detalhes do ranking completo no link):

Publicidade

Compartilhe