VMB 2012 terá duração de 4 horas

Buscar

Mídia

Publicidade

VMB 2012 terá duração de 4 horas

Evento da MTV Brasil contará com 10 shows e festa simultânea à premiação


11 de setembro de 2012 - 6h11

Com o tema “A Cultura de Rua”, a MTV promove em 20 de setembro, quinta-feira, a 18ª edição do VMB. Realizado no Espaço das Américas, em São Paulo, o evento será o maior já feito pela emissora, com previsão de 4h de entretenimento musical.

Pela primeira vez a premiação brasileira contará com shows de abertura e encerramento, realizados pelos artistas do Planet Hemp e do Racionais MC´s, respectivamente. Ao contrário de outras apresentações, que costumam levar ao público apenas uma ou duas músicas, as bandas terão set list composto por aproximadamente sete canções cada, com duração, no total, de cerca de 1h. Gal Costa, Agridoce, Bonde do Rolê, ConeCrew Diretoria, Emicida, Marcelo D2, Projota e Karina Buhr também se apresentarão nos palcos do evento.

Diferentemente das 17 versões anteriores, o VMB não terá um único apresentador, segundo explica Zico Goes, diretor de programação. “Já que não haverá uma pessoa para ‘dar uma cara’ ao evento, ele se torna mais democrático, reforçando o caráter de celebração musical”, acredita. Apesar disso, as 12 categorias do prêmio (Clipe do Ano, Melhor Banda, Artista do Ano, Hit do Ano, Melhor Artista Feminino, Melhor Artista Masculino, Melhor Disco, Melhor Música, Melhor Capa, Artista Internacional, Revelação e Aposta) continuarão a ser entregues por músicos, VJ´s da emissora, artistas e atletas, como o jogador de futebol Neymar, os apresentadores Rodrigo Faro e Patrícia Abravanel, e a socialite Val Marchiori.

A já tradicional festa do VMB também contará com mudanças: neste ano, ela acontece simultaneamente à premiação, e depois do final de todas as atrações, DJ´s assumirão o controle musical da celebração.

Votação

O sistema de escolha dos vencedores dos prêmios também passou por reestruturações. Em meados de abril, a própria MTV disponibilizou em seu site uma pré-lista de 10 indicados por categoria, nas quais os internautas poderiam votar e classificar os cinco preferidos para a disputa do grande prêmio. A decisão final, porém (com exceção das categorias Hit do Ano e Artista Internacional) será tomada pela “Academia VMB”, que reúne 50 profissionais especializados em música nacional, como críticos, jornalistas e produtores.

De acordo com Alessandro Mello, gerente de programação musical do evento, esse é o melhor modelo de votação já implantado no VMB. “Não existe um formato ideal, mas acredito que o atual é o que chega mais perto de encontrar um equilíbrio entre a opinião do público e da crítica”, afirma.

Cobertura

O VMB será transmitido ao vivo, tanto pelo canal quanto pelo site da MTV, a partir das 21h. Na internet, durante os intervalos comerciais, o público poderá assistir às apresentações de skate e bike que acontecerão em uma pista montada no local do evento. Os internautas poderão também entrar em salas de bate-papo personalizadas por assunto para comentar sobre os resultados e atrações com outras pessoas que estiverem online.

Usuários de iPhone e iPad também conseguirão acessar à transmissão, que estará interligada às redes sociais da emissora.

Patrocínio

Para a edição 2012 do evento, a MTV recebeu cerca de R$10 milhões em patrocínio, mas ainda há cotas sendo comercializadas. Unilever, Santander, Toyota, UOL, O Boticário e Adidas são patrocinadores máster do evento. Já Anhanguera, Blowtex, Cup Noodles, Honda e Riachuelo entram no evento como apoiadores. 

 

Confira abaixo a reportagem realizada pela TV Meio & Mensagem na coletiva de lançamento do VMB 2012:

wraps

Publicidade

Compartilhe